Mostrar resultado para

Refinar por palavra-passe

Guia de Compras - Celulares Desbloqueados

Generalidades

A tecnologia GMS trouxe grande avanço para a telefonia. Através dela, é possível trocar de aparelho celular e ainda sim manter o mesmo número, créditos, agenda e informações, pois tudo fica armazenado em um chip. Devido essa liberdade, as operadoras passaram a vender os celulares bloqueados, ou seja, apenas o chip de uma operadora conseguia rodar no aparelho.

Em março de 2010 a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) garantiu o desbloqueio dos celulares. A partir desta data todos os consumidores têm o direito desbloquear seu celular e sem ter que pagar nada para isso. Porém, você pode encontrar celulares que já são desbloqueados no mercado.

Antes de começar a sua busca por um modelo de celular desbloqueado, confira o guia de compras que a Kelkoo preparou para você. Aqui você vai encontrar dicas e informações que podem lhe ajudar a tomar a melhor decisão.

Número de Chips

Celular Samsung C322O chip de um celular, também conhecido como SIM Card, é responsável por armazenar os dados do celular como, por exemplo, números da agenda, mensagem de SMS, músicas e fotos (caso o aparelho toque MP3 e tenha câmera fotográfica). Eles podem ser vendidos junto ao celular ou isoladamente em lojas de operadoras. O padrão de memória dos chips encontrados no mercado é de 64 Kb.

Atualmente é possível encontrar celulares com capacidade para 1 até 3 chips. A vantagem de ter um celular com mais de um chip é aumentar a capacidade de memória e poder usar chips de mais de uma operadora. Deste modo, você não precisaria mais comprar dois aparelhos para ter dois números. Você pode comprar um celular mais bem equipado no lugar de dois modelos simples.

O modo de uso destes modelos é bem simples, basta inserir os chips de uma ou mais operadoras e usar o celular normalmente. A única diferença é que na hora de fazer uma ligação você deverá selecionar o chip que vai ser usado. Contudo, você deve ser organizado, pois cada chip tem uma memória.

Se você pretende usar um chip para cada objetivo, um para o trabalho e outro pessoal, por exemplo, separe também as agendas. Armazene os contatos profissionais no chip destinado para o trabalho e os contatos de amigos e familiares no outro chip.

Na Kelkoo você encontra excelentes marcas de celulares com dois ou mais chips como o celular Nokia C2-00, celular Samsung C322 e celular LG GX200.

O que é 2G e 3G?



Na hora de comprar um celular desbloqueado você pode se deparar com as seguintes siglas: 3G e 2G. Muitas pessoas optam pelo 3G mesmo sem saber o que isso quer dizer. Para ficar por dentro e não errar na escolha, a Kelkoo apresenta as informações que você precisa saber.Celular Nokia N97

A letra “G” que aparece após os números significa “geração” e está relacionada à capacidade de transferir dados e informações. O 2G (segunda geração) corresponde às tecnologias GSM/EDGE e CDMA que operam com taxa de transferência em torno de 100 kbps. Já o 3G (terceira geração) que está relacionado com as tecnologias UMTS/WCDMA têm capacidade de transferência de dados até 5 vezes maior que o 2G e opera com canais de 5MHz.

É possível inserir mais bits/Hertznos modelos de celular 3G do que nos de 2G, o que os torna mais velozes. Portanto, ainda que você consiga acessar a internet com um modelo 2G, a melhor opção seria adquirir um celular 3G por ser mais rápido. Vale lembrar que a transferência dos dados é compartilhada entre os usuários e pode variar de acordo com a flutuação de tráfego de cada região.

Agora, se você procura um celular extremamente veloz, confira os modelos de aparelhos com 3G+. A tecnologia HSDPA é a evolução do 3G e garante mais rapidez ao baixar imagens, games, músicas e aplicativos.

Na Kelkoo você pode comparar os preços de celulares 2G, celulares 3G e celulares 3G+ e escolher oferta que melhor encaixar no seu bolso.

Smartphones

Smartphone Apple iPhone 4Smartphones – ou telefones inteligentes, traduzindo para o português – são celulares com mais recursos que os modelos tradicionais. Eles não apenas têm as funções básicas e acessa a internet, como também possuem um sistema operacional (O.S.) que permite o funcionamento de aplicativos. Porém, ainda não existe um padrão a ser seguido para estabelecer se um celular é um smartphone ou não. Para alguns, basta ter algumas características de hardware, como bluetooth, acesso a internet, alguns recursos como aplicativos de e-mail e redes sociais, para ser considerado smartphone. Mas outros afirmam que para ser smartphone de fato é preciso ter um O.S. próprio e teclado embutido (ou na forma touchscreen).

Existem vários tipos de sistemas operacionais no mercado. Veja abaixo os principais O.S. encontrados no mercado:

Android: sistema open-source criado pelo Google em 2008 e atualmente é o mais usado no mundo. Por ser feito em fonte aberta, possibilita que os fabricantes molda-lo de forma mais adequada para os seus aparelhos. O Android permite que o usuário baixe e use aplicativos que podem servir tanto para entretenimento quanto para organização, além de contar com serviços do Google como Gmail, Google Maps, YouTube e o Gtalk. Você pode encontrar marcas como Nokia, Motorola e Samsung com o sistema operacional Android.

iOS: o sistema operacional exclusivo da Apple funciona apenas nos modelos de iPhone e iPod Touch. A sua última atualização, o iOS4 tem função multitarefa que permite os usuários usarem mais de um aplicativo ao mesmo tempo. Outra vantagem é que você pode criar pastas de aplicativos que permitem organizar melhor o menu do iPhone. Você também vai encontrar recursos como iBooks (para leitura de livros digitais), programa de e-mails, sistema de anúncios iAd, rede social de games Game Center, entre outros.

RIM BlackBerry: o sistema operacional exclusivo dos celulares Blackberry foi desenhado originalmente para atender as necessidades de negócios. Com a popularidade do modelo, outros tipos de aplicativos foram desenvolvidos para o Blackberry, o tornando uma central multimídia. Com uma interface simples de usar, o sistema operacional da BlackBerry separa as informações pessoais das profissionais e dá segurança e liberdade para acessar as redes sociais.

Conclusão

Antes de escolher o seu celular desbloqueado, faça uma lista de prioridades com tudo o que o seu aparelho deve ter. Pense nas funcionalidades que você quer usar: música, câmera fotográfica/filmadora, aplicativos, internet, etc. Quando você escolher o modelo que atenda às suas necessidades, pesquise os preços na Kelkoo!