Guia de Compras - Caixas de Som Automotivo

Combine seus alto-falantes com o sistema de som do seu carro

A caixa de som ideal pode dar vida às suas músicas! Porém, você precisa ficar atento a duas especificações na hora de procurar o melhor speaker para automóveis.

Sensibilidade: a sensibilidade mede o quanto um som alto-falante produz a partir da potência aplicada a ela. Se você tem um som do carro de baixa potência, como a maioria dos sistemas de som que vem com de fábrica nos carros, uma caixa de som automotiva com alta sensibilidade vai fazer a melhor combinação. Se você tem um sistema de alta potência, como a fornecida por amplificador externo, então você deve considerar alto-falantes de menor sensibilidade. Se o seu carro ainda não tem um sistema de som automotivo, dê uma olhadinha em Som Automotivo e confira nossas ofertas!

Caixas de Som Automotivo em V com 2 Subwoofers

Potência: cada marca pode ter um jeito de medir a potência do seu produto. Isso pode confundir muito os consumidores. Por exemplo, você está escolhendo uma caixa de som para seu carro e se depara com duas marcas: uma oferece 100 watts de potência e outra, 30 watts. A tendência natural é você escolher a primeira opção, certo? Mas não é bem assim. Você deve sempre checar se a potência está em RMS ou em PMPO.

RMS (Root Mean Square) é a real potência do alto-falante, e também a forma mais usada pelos fabricantes para declarar a potência elétrica do produto. Já o PMPO (Peak Music Power Output) registra a potência máxima que a caixa de som pode chegar em um determinado espaço de tempo, sem considerar as distorções sonoras.

Tipos de caixa de som automotivo

Para cada frequência, existe um alto-falante correspondente. Essas frequências estão divididas em três categorias básicas: baixa, média e alta. Confira abaixo alguns de caixas de som automotivo disponíveis no mercado:

Woofers: sua faixa de frequência varia entre 50 Hz a 5000 Hz. É indicado para sons graves e médio-graves e graves. Excelente reprodutor de bumbo, tambor, baixo e guitarra;

Subwoofers: sua frequência varia entre faixa 20 Hz a 1500 Hz e é dividido em duas categorias de subwoofer, a Box (caixa) e Free Air (tampão). Reproduz sons de contrabaixo, baixo eletrônico e bumbo de bateria.

Mid-bass: sua frequência varia entre 60 Hz a 5500 Hz. É indicado para reproduzir sons médio-graves como surdo e tambor.

Mid-range: sua frequência vai 200 Hz a 3500 Hz. Excelente para sons médios e é a caixa de som que melhor reproduz a voz.

Full-range: com frequência entre 100 Hz a 1200 Hz, é uma das caixas mais abrangentes, pois cobre parte dos sons graves, médios e agudos.

Tweeter: se você gosta de notas agudas, esta é a mais indicada.

Coaxial: é uma caixa “dois em um” que contém um woofer e um tweeter na mesma carcaça. Sua faixa de frequência está entre 50 Hz a 20 Khz. Reproduz bem os  sons de todos os instrumentos, exceto os graves como contrabaixo, baixo eletrônico e bumbo de bateria.

Triaxial: caixa de som “três em um” que contém um woofer, um mid-range e um tweeter na mesma carcaça. Sua frequência varia de 50 Hz a 20 Khz. Reproduz com ótima qualidade diversos instrumentos, exceto contrabaixo, baixo eletrônico e bumbo de bateria.

Conclusão

A Kelkoo oferece diferentes tipos, formatos e tamanhos de alto-falante para seu carro. Fique atento ao modelo de sistema de som automotivo que você tem para comprar as caixas de som ideais para o seu veículo. Não deixe de conferir as melhores ofertas em nossos fornecedores!