Calçados Femininos

Guia de Compras - Sapatos Femininos

Qual seu tipo?

Toda mulher vai concordar que o visual nunca está completo sem o sapato certo. E sim, existe um sapato ideal para cada ocasião, e eles fazem toda a diferença. Mas as possibilidades são tantas, eles vêm em diversas cores, modelos, materiais, saltos, e por aí vai. Complicado, né? A gente entende como é difícil tomar uma decisão na hora de comprar um sapato, ainda mais online, sem poder experimentar antes. Pensando nisso, criamos um guia de compras para que você entenda mais dos principais modelos e tendências de sapatos para mulheres, além de dicas do que usar em diferentes ocasiões. Assim, com certeza, você vai conseguir comprar aquele sapato feito para o seu estilo.

Qualidade, conforto e estilo são os fatores que mais contam para a maioria das mulheres na hora de escolher um par de sapatos. Scarpin, sapatilhas, mocassim, peep toe, ankle boot, rasteirinhas e botas são apenas alguns dos tipos de calçados femininos disponíveis. Você consegue identificar cada um deles?

Scarpin: clássico e atemporal, pode ser usado por todos os tipos de mulheres. Fechado na parte traseira e na ponta, deixando o peito do pé a mostra, ele vai afunilando ao longo do cabedal. Perfeito tanto para ocasiões muito formais quanto para eventos informais, tudo depende do look que você quer.

Chanel: criado por ninguém menos que Coco Chanel nos anos 30, o Chanel é muito parecido com o scarpin, tem a mesma ponta fechada, mas a diferença está em uma abertura na parte posterior. É escolha perfeita para quem quer montar um visual elegante e chique, podendo usar em ocasiões formais ou para trabalhar.

Mocassim: é um tipo de sapato fechado usado tanto por homens quanto mulheres, inspirado nos índios norte-americanos. O mocassim feminino se difere pelos detalhes e por ser mais flexível, podendo até vir com saltos, mas em sua grande maioria são flats. Eles voltaram com tudo e ficam bem em todos os tipos de mulheres.

Sapatilhas: provávelmente os sapatos mais femininos e confortáveis, sapatilhas vão bem em todas as ocasiões, dia ou noite, mesmo tendo saltos flats, só depende do material e do modelo. Extremamente democráticas, podem ser usadas por todas e com tudo: calças, saias, shorts, vestidos, etc.

Peep Toe: vem com uma abertura na frente, deixando a mostra um ou dois dedos do pé, e na parte de trás ele é totalmente fechado ou apenas preso por tiras no calcanhar. Perfeito para dar um toque de feminilidade, elegância e sensualidade para qualquer look. Podem ser usados em ambientes formais, trabalho e ocasiões informais.

Botas: perfeitos para o inverno, mas podem ser usadas em outras estações. As botas de cano longo, médio e curto favorecem todos os tipos de mulheres e podem ser usadas com qualquer tipo de roupa. Já as de canos muito longos, que passam dos joelhos, são mais restritivas e favorecem mais que é muito alta e magra. Dê preferência à calças skinny ou leggings.

Ankle Boot: botas com cano curto, na altura do tornozelo, algumas totalmente fechadas enquanto outras deixam a ponta dos pés aparecendo. Os bicos e saltos variam. Podem ser usadas também com vestidos ou saias.

Sandálias: a pedida perfeita para ocasiões informais, com modelos para o dia e outros para a noite.

Oxford: tradicionalmente um calçado masculino, recebeu esse nome devido aos alunos da Universidade de Oxford, na Inglaterra, que o usavam para assistir a aulas. Voltou à moda nos pés das mulheres e já é tendência. Fica bem com calças skinny ou leggings, shorts, saias e vestidos.

Rasteirinhas: assim como as sandálias, são um ótima pedida para o verão. Leves, confortáveis, versáteis e, claro, flats. Vão bem com qualquer tipo de roupa de verão, podendo optar por modelos para o dia e para noite.

Um estilo para cada ocasião

Não é à toa que algumas mulheres são obcecadas por sapatos. Afinal, eles têm o poder de mudar completamente um visual, além de serem uma peça-chave em qualquer guarda-roupa. Assim como o "pretinho básico", é sempre uma boa ideia ter um par de sapatos mais básico que pode ser usado em qualquer ocasião. Uma sapatilha com cores mais neutras como preto, cinza escuro ou marrom caem bem com roupas formais, com um jeans básico, leggings e até vestidos.

Foi-se o tempo em que sapatos de salto alto tinham que ser desconfortáveis para serem bonitos. Na hora de escolher um sapato para trabalhar, o ideal é combinar estilo e conforto. Invista em palmilhas anatômicas que dão uma sustentabilidade maior na planta do pé. Se o seu trabalho requer que você fique em pé por muito tempo, o melhor é optar por sapatos com salto médio, que geralmente são mais leves.

Sapatos mais casuais como sneakers, mocassins de couro e clogs vão bem com jeans, camisetas e shorts por serem confortáveis e disponíveis em várias cores. Sandálias e rasteirinhas são perfeitas para atividades de lazer e, claro, são a melhor pedida no verão.

Mais dicas sobre sapatos femininos e o que usar no Blog de Estilo da Kelkoo!