Guia de Compras - Câmera Digital

Escolhendo a câmera digital ideal

Uma das dicas mais importantes na hora de escolher uma câmera digital é não se vislumbrar com o número de megapixels oferecido. É claro que eles têm certa importância, mas na maioria dos casos ele encarece o preço do produto e não tem muita utilidade prática. Um grande número de megapixels é desejado caso você queira fazer impressões das suas fotos em grandes proporções. Caso contrário um número grande de megapixels pode até deixar suas imagens menos nítidas, a menos que você esteja usando máquinas fotográficas com sensor de imagem maior (como uma DSLR).

Câmera Digital Canon EOS Rebel T3i lente (18-55mm IS)

Preste atenção a outros detalhes sobre a câmera que você quer comprar. Tenha sempre em mente a necessidade que ela deve atender. Por exemplo, uma câmera que tenha um intervalo de tempo muito longo entre os disparos não seria a mais recomendada se você deseja tirar fotos em movimento, como de esportes ou show de música. Uma câmera DSLR pode tirar fotos incríveis, mas se você gosta de carregar sua máquina fotográfica para onde quer que você vá, ela pode ser muito pesada e acabar ficando esquecida no seu armário em casa.

Modelos de Câmera Digital

Agora que você já sabe o objetivo da sua câmera fotográfica digital, separamos os principais modelos que ocupam as prateleiras do mercado para você escolher a que mais se encaixa ao seu perfil. Da mais complexa até a mais simples, aqui estão os prós e os contras de cada modelo:

Câmera Digital SLR (DSLR):

Vantagem: Produz excelentes fotos e vídeos mesmo em ambientes de pouca luz, possui lentes muito versáteis, tem controles manuais de exposição e foco, através da lente do visor óptico.

Desvantagem: É um modelo bem caro, de difícil portabilidade, algumas DSLRs não fazem gravação de vídeo, seu uso pode ser complexo.

Se você não está se importando em gastar uma boa quantia de dinheiro e o desempenho é sua principal prioridade, uma câmera DSLR digital vai lhe dar a melhor qualidade de foto e controles de imagens do que qualquer outro tipo de câmera fotográfica. A combinação de um grande sensor, lentes de alta qualidade – que também podem ser trocadas para alcançar uma ampla gama de efeitos - e obturador com tempo de resposta ultra-rápido, torna a câmera perfeita para fotógrafos profissionais. Uma DSLR também é o único tipo de câmera que permite enquadrar suas fotos usando um visor através da lente ótica, o que significa que o que você verá pela ocular é uma representação fiel à realidade.

Uma boa dica para quem estiver interessado em uma câmera fotográfica DSRL é estar munido de lentes adicionais para ampliar a sua capacidade de captura de imagens. Os modelos mais procurados de DSRL são: Canon EOS Rebel T3i, Sony Alpha DSLR-A580, Nikon D5100 DSLR, Olympus Pen E-PL2, entre outros.

Câmera Digital compacta com lentes intercambiáveis

Vantagens: Mais compacto do que uma DSLR, excelente qualidade de foto e vídeo, obturador rápido; lentes intercambiáveis versáteis; controles manuais para a exposição e foco.

Fraquezas: Ao contrário de uma DSRL, não tem visor através da lente óptica, o preço ainda é caro, alguns são um pouco volumosos para o uso diário.

Se você não fizer tanta questão de um visor óptico, esse modelo de câmera digital pode oferecer a mesma qualidade de uma câmera DSLR e com a vantagem de ter menor tamanho e volume. A falta de um visor é um consequência do tamanho dessas câmeras. Ao eliminar a caixa de espelho, que permite enquadrar suas fotos através das lentes, os fabricantes são capazes de reduzir a espessura das câmeras com lentes intercambiáveis. Alguns modelos podem ser tão compactos que até cabem no seu bolso! São eles: Nikon J1, Nikon V1, Panasonic Lumix GF3, Q Pentax, Olympus Pen Mini e Sony Alpha NEX-C3.

Câmera digital com Megazoom

Vantagens: grande faixa de zoom ótico; controles manuais; normalmente tem estabilização de imagem excelente, têm lentes melhores que as câmeras com padrão point-and-shoot Desvantagens: mais volumosas do que uma câmera point-and-shoot; é um pouco caro para uma câmera com lente fixa e não muito menor do que uma câmera digital com lente intercambiável.

Esse modelo de máquina fotográfica é chamado de "megazoom" porque suas lentes conseguem atingir zoom ótico de 20X até 36X, fornecendo uma cobertura de grande angular de impressionante alcance. Devido à versatilidade de suas lentes, são câmeras recomendadas para fotografia de paisagem (conseguem registrar detalhes impressionantes), de esportes (excelente desempenho em situações de movimento) e fotografia de animal (porque não é muito aconselhável chegar muito perto de um animal selvagem, certo?).

Você também pode encontrar câmeras digitais megazoom de bolso. São mais fáceis de transportar, porém tem capacidade de zoom menor: captam até 18X.

Câmera digital Point-and-Shoot básica

Vantagens: Muito fácil de usar, baixo custo, tão pequeno que pode caber até em um bolso de calça, geralmente tem um menu que lhe garante algumas opções configurações (escolha do ISO, velocidade do obturador, etc) para o seu disparo.

Desvantagens: Geralmente não tem controle manual, qualidade da imagem é medíocre, não é aconselhável usá-la em ambientes pouca luz.

Uma câmera básica point-and-shoot é ideal para quem quer apenas uma câmera acessível para ter a mão em todos os momentos. Os modelos mais inovadores também gravam vídeos em alta definição. Este modelo de câmara digital tem ótima automação, o que significa que essas máquinas fotográficas basicamente se auto comandam. Portanto, com ela não precisa ter muitas noções de fotografia para tirar belas fotos.

Fique atento na armadilha dos megapixels! Alguns fabricantes podem usar este truque de “ilusionismo” para vender modelos mais caros. Máquinas com muitos megapixels e com sensor pequeno geralmente causa falta de nitidez nas imagens, especialmente quando você fotografa em configurações mais elevadas de ISO.

Câmera Digital Sony Cyber-Shot DSC-WX1 10.2

Os modelos mais procurados são: Sony Cyber-shot DSC-WX10, Canon PowerShot S95, Nikon Coolpix S9100, Fujifilm FinePix Z800EXR.

Conclusão

Na Kelkoo você encontra diferentes modelos de câmeras digitais e temos certeza que você vai encontrar o produto ideal para as suas necessidades e, é claro, com o preço que cabe no seu bolso! Sem contar que você pode encontrar também acessórios para melhorar o desempenho da sua máquina fotográfica, como flashes, tripés, cases, etc. Vale a pena conferir também o nossa sessão de acessórios de foto e vídeo.