Guia de Compra para Home Theaters - Kelkoo

Por que um Home Theater?

Samsung HT C5500Ao adquirirmos um sistema de Home Theater com som surround, os efeitos sonoros pairam sobre nós, passando por nossos ombros, nos envolvendo na música ou no filme. A sensação é de estar dentro da cena. Os discos que são gravados em 5.1 canais e reproduzidos em Home Theaters nos colocam em meio a orquestras ou no palco de nossas bandas prediletas!
Além disso, os Home Theaters não precisam ser conectados necessariamente em uma televisão. Eles também podem ser conectados em projetores, o que gera uma sensação ainda maior de cinema em casa! Você encontrará na Kelkoo Home Theaters das marcas:  Samsung, Sony, LG, Philips, entre outros.

Quais tipos de Home Theaters eu posso encontrar no mercado?

Há uma variedade enorme de modelos de Home Theaters, porém, existem apenas dois tipos de sistema de home theather e ambos trazem resultados bastante satisfatórios:

  • 2.1: O sistema de home theater 2.1 é o mais simples de configurar. Neste sistema há duas colunas frontais e um subwoofer. É um modelo que melhora os graves dos narradores. Não reproduz nem chega perto da qualidade de som de uma sala Artplex, mas é bastante funcional para o uso doméstico. Você pode colocar as torres ao lado de sua TV e o subwoofer em outro lugar, preferencialmente afastado da parede, para garantir a qualidade sonora. Tem a vantagem de ser mais barato e fácil de instalar.




  • 5.1: Via de regra, os Home Theaters estão no formato 5.1. A composição de um surround sound 5.1 consiste em cinco canais principais, sendo estes divididos em dianteiros, o da esquerda, o da direita e traseiros, de ambos os lados. O ".1" refere-se a um único canal do subwoofer. Uma das principais desvantagens deste modelo é a complexidade na instalação, que num primeiro momento parece difícil, mas não é. Com um pouco de tempo e paciência os técnicos se tornam absolutamente dispensáveis. Os cabos costumam vir em cores distintas, que correspondem exatamente à cor do seu conector no painel, o que facilita e torna bastante seguro o processo de instalação. No pior dos casos, chame um técnico para dar conta desta etapa.

E quanto custa reproduzir um cinema em casa?

Os preços variam muito. Um conjunto de caixas de Home Theater pode custar entre R$ 100,00 e R$ 1000,00. Na hora de comprar, precisamos ter em mente que diversos modelos tentam se diferenciar por outros aspectos que não a qualidade. Por exemplo, alguns modelos que são mais caros pois possuem um design mais moderno. Se você já tem uma TV de grandes dimensões, com um investimento em um Home Theater de qualidade seu ambiente vai ficar parecendo uma sala de cinema! Para melhorar ainda mais pode ser analisado a idéia de adquirir um projetos. Ah, claro, também é necessário um aparelho de DVD ou Blue Ray! Bose Acoustimass 5

Não existe um tamanho ideal para o seu Home Theater

Os produtos variam muito, mas o melhor tamanho para um Home Theater sempre irá depender do tamanho da sua sala.

A dica, em relação ao móvel em que será instalado, é escolher um que vá até o teto, para caber todos os aparelhos e encobrir os fios. Mais, se preferir moveis baixos, você pode optar por modelos de Home Theaters sem fio. Apesar de serem mais caros acabam compensando na facilidade de instalação e na comodidade de ver sua casa livre de tantos fios.

O melhor modo de montar seu Home é posicionar a caixa central, que emite os diálogos do filme ou a voz dos cantores, acima ou abaixo da tela. As caixas frontais ficam nas laterais da TV, em distâncias iguais — assim como as traseiras, que devem ficar na altura dos ouvidos de quem estiver sentado.  A maioria das pessoas acredita que o lugar do subwoofer é embaixo da TV. No entanto, é mais eficiente deixá-lo no canto da sala, pois o som emitido viaja melhor pelo espaço.

O design também pode interferir bastante na sua decisão. Há Home Theaters de qualidade excepcional, porém com designs ultrapassados. Em contra partida, encontramos alguns com design diferenciado, o que pode atrai-lo sem mesmo pesquisar sua funcionalidade. Cuidado!

Potencia e tamanho do televisor

Dizer que quanto maior é a potência melhor é o som é um erro! A potencia está relacionada a quantidade de emissão de sons. Sendo assim, de fato, quanto maior é a potencia mais alto vai ser o volume, porém, quanto mais alto a potencia maior são as distorções geradas. É o caso dos Home Theaters de 500W – 1000W. Já as caixas que possuem entre 50W e 100W, ou seja, menos potentes, não produzem tantas distorções no som.

Mais não se pode descartar as mais potentes sem antes ter uma ideia do tamanha de sua sala. Em espaços maiores devemos utilizar caixas com maior potencia, onde o som se propaga por todo o ambiente.

Já a Televisão, segundo a idéia de Home Theater, deve ser a maior possível, para passar uma sensação mais real de estar no cinema. Já em salas pequenas a a idéia é o inverso, caixas com menores potencias para causar menos ruídos no ambiente.

Por fim

Os sistemas Home Theater são ótimos investimentos para cinéfilos e grandes famílias que apreciam passar bons momentos de interação no maravilhoso mundo do cinema. Descubra qual o modelo se adapta à sua sala e ao seu bolso e mãos à obra!