Guia de Compras - Projetor de Vídeo

Que projetor de vídeo escolher?

Existem três tipos de projetores de vídeo: os LCD, DLP e LCOS. Eles permitem a exibição da tela do computador (ou de outro dispositivo) de maneira ampliada em uma parede ou em um telão apropriado. Dessa forma, é possível a todos os presentes no ambiente assistir apresentações de slides, sequências de fotos, vídeos, etc. A principal diferença entre eles é a luminosidade de cada um, variando de acordo com as tecnologias mais comuns existentes para projetores.

  • O projetor LCD possui imagens mais nítidas, porém deixa a desejar no quesito qualidade de imagem quando há luminosidade no ambiente de projeção. Os projetores que utilizam a tecnologia LCD têm funcionamento parecido aos projetores que usam o padrão DLP, com que a diferença de que, ao invés de usarem uma matriz de espelhos microscópicos para tratar da passagem de luz, utilizam painéis de cristal líquido cujos componentes sãos ativados/desativados por meio de cargas elétricas.



  • O projetor do tipo DLP, por sua vez, é mais favorável nos ambientes em que é impossível bloquear a entrada de luz, pois possui maior luminosidade. A tecnologia DLP utiliza um chip chamado DMD (Digital Micromirror Device) que contém milhares de espelhos microscópicos que controlam o estado de cada pixel da imagem.



  • LCOS (Liquid Crystal on Silicon) - A tecnologia LCOS utiliza uma matriz de cristal líquido para representar os pixels da imagem. Na geração da imagem, a luz é emitida do espelho para a matriz de cristal líquido. Cargas elétricas atuam nesses cristais, ativando-os (ou desativando-os) para permitir a passagem da luz para a lente de projeção.  É possível notar que o LCOS é uma espécie de mistura das tecnologias DLP e LCD. O principal entrave desse tipo de projetor é o preço. Por serem de fabricação mais complexa e serem capazes de trabalhar com imagens grandes sem perder a qualidade, os dispositivos LCOS são os mais caros do mercado.


Projetor de Vídeo

Características:

Luminosidade (brilho): um data-show utiliza um canhão luminoso para exibir as imagens oriundas de um computador (ou de outro dispositivo que gera imagens) em uma parede ou em um telão. Para que as imagens exibidas não fiquem apagadas ou difíceis de serem vistas em ambientes razoavelmente iluminados, é necessário que se tenha uma boa taxa de luminosidade. Para obter uma imagem com uma nitidez satisfatória, mesmo em ambientes muito espaçosos (um salão de festa, por exemplo), é recomendável usar um data-show que tenha 1.500 ANSI lumens (medida de luminosidade) ou mais. Em ambientes pequenos, como uma sala de reuniões ou uma sala de aula, podemos usar, confortavelmente, um projeto que tenha entre 1.000 e 1.500 ANSI lumens. Junto com a luminosidade, é recomendável checar se o aparelho tem uma boa taxa de contraste. Quanto maior essa taxa, melhor. Prefira projetores que tenham, pelo menos, contraste de 500:1.

  • Resolução: Assim como nos monitores de vídeo, a resolução de um projetor pode influenciar na qualidade da imagem. Quanto maior a resolução, melhor é a definição de certos objetos exibidos. Para apresentações de slides uma resolução de 800x600 é suficiente. Já para imagens que exibem muitos detalhes, como uma tabela contendo muitos valores ou mapas com muitas informações, uma resolução de 1024x768 se mostra mais adequada.



  • Tamanho da imagem: O tamanho da tela ideal para uma projeção depende do tamanho do ambiente. Quanto maior o local, maior deve ser o tamanho da imagem, para que as pessoas localizadas ao fundo não tenham dificuldades na visualização.



  • Lâmpada: Os projetores de vídeo duram bastante se bem cuidados, mas a lâmpada da fonte luminosa costuma durar menos. Por esse motivo, é recomendável adquirir aparelhos de marcas que oferecem uma rede de assistência técnica razoável para que seja possível encontrar lâmpadas substitutas e, quando necessário, outras peças de reposição.

  • Recursos extras: uma outra característica importante a ser observada nos projetores é sua quantidade de conectores. A variedade permite conectar o data-show a uma gama maior de aparelhos. As entradas mais comuns são: VGA, S-Video e RCA. Com a popularização das placas de vídeo com DVI, provavelmente será comum encontrar projetores com esse tipo de conector. Também é comum encontrar projetores de vídeo acompanhados de controles remotos. Esse tipo de dispositivo é útil em várias situações, por exemplo, quando é necessário configurar um projetor que fica preso em um suporte no teto ou quando é necessário ocultar um slide em um dado momento.

Qual marca e modelo mais se enquadra às minhas necessidades?

Projetor de Vídeo

  • Sanyo PLC-XU105, de 4500 Lumens - Mais voltado para empresas, este projetor conta com uma resolução de XGA de 1024x768. Com aproximadamente 3.5 Kg e dimensões de 33.5 x 7.9 x 26.6cm (LxAxP), o ultra-portátil XU105 da Sanyo conta ainda com wireless de alta velocidade (compatível com IEEE 802.11b/g) para transferência de áudio e vídeo. Mais indicado para ambientes com muita luz.



  • Sanyo PLC XW60, de 2000 Lumens – Voltado mais para uso em residências, esse ultraportátil também possui resolução XGA de 1024x768. O XW60, no entanto é menor do que o citado anteriormente, com dimensões de 26.4 x 5.50 x 18.8 cm (LxAxC) e pouco mais de 1,5 Kg.



  • Optma HD65, de 1600 Lumens – Resolução não é problema para os projetores da Optma. O HD65, por exemplo, é para uso doméstico e conta com uma resolução mínima de 1270x720, podendo chegar a 1920x1080. Outro diferencial deste para os demais projetores é o fato de ele possuir entrada HDMI v1.3 e ser relativamente pequeno (25.9 x 73.0 x 18.8 cm (LxAxC)). Indicado para ambientes com pouca luz.



  • Sony ES5, de 2000 Lumens – Apesar de possuir uma resolução mais baixa, se comparado aos demais projetores aqui apresentados, o ES5, da Sony, é uma ótima opção de aparelho. Com quase 3 kg e dimensões de 31.4 x 10.9 x 26.9 cm (LxAxP), este projetor faz parte da linha profissional da Sony e possui diversos mecanismos de segurança, como o travamento do painel de controle por meio de senha. Mais indicado para ambiente com luz tênue.