Guia de Compras - Som Automotivo

Saiba como Comprar uma Unidade

O primeiro aparelho que você precisa para equipar o sistema de som do seu carro é a chamada unidade de cabeça. Ela é um leitor responsável pela fonte de áudio. Este leitor pode ser de CD, DVD, toca-fitas e/ou sintonizadores AM/FM. É importante destacar que nem todos os aparelhos de som automotivo pegam às “rádios”.Som Automotivo Pioneer DVH7380AV

As unidades de cabeça possuem saídas amplificadas para alimentar diretamente os alto-falantes. Porém, alguns modelos possuem também saídas pré-amplificadas, que servem para alimentar auto falantes externos, ou seja, os auto-falantes do sistema. As saídas pré-amplificadas possuem um sinal de áudio de melhor qualidade, assim permitem que amplificadores externos forneçam uma maior potencia. Já as saídas amplificadas são menos potentes, sendo suficiente para um kit de auto falantes originais.

Quando tratamos de potencia, usamos três medidas principais: RMS, IHF e PMPO. A real potencia do aparelho é medida pelo RMS, porém, por expressar um maior valor absoluto, ou seja, por ser uma medida de maior valor e, assim, impressionar mais, os fabricantes acabam optando por utilizar a medida PMPO. Por exemplo, se você encontrar um amplificador de 160 Watts e um mini-system de incríveis 600 Watts desconfie. Certamente no primeiro caso a potencia é media em RMS e no segundo em PMPO. Ou seja, os 160 Watts de RMS significa bem mais que os 600 Watts de PMPO.

Tendo isto em mente, sempre esteja atento para a medida que o fabricante usa. As saídas amplificadas são muitas vezes anunciadas como 4x52Watts, sendo que na verdade estão usando a medida em PMPO. Neste caso elas teriam em torno dos 4x20Watts RMS, ou seja, menos potentes.

As unidades de cabeças mais modernas possuem uma série de recursos bastante úteis para completar o seu sistema de som automotivo. Alguns deles são equalizadores (sistemas onde podemos mudar as freqüências do som e assim alterar o timbre dele), controle independente de woofers (onde podemos controlar a reprodução de áudio em cada caixa), alinhamento de tempo, ou time alignment (onde, em um dos canais é atrasado a fase do sinal para que se regule o centro do palco sonoro), displays de cristal líquido com animações, reprodução de arquivos compactados nos formatos MP3, WMA, AAC, entre outros.

Antes de comprar sua unidade de cabeça você deve estar pronto para responder algumas perguntas, como: Eu vou querer utilizar meu MP3 player no som do meu carro? Eu vou querer novos auto falantes? Se sim, eu vou querer adicionar um amplificador para os auto falantes novos? Calma, nos vamos ajudá-lo a solucionar todos esses dilemas!

Escolhendo os Alto Falantes

O segundo aparelho que você deve procurar são os alto falantes. Eles são encontrados nos mais variados modelos e preços, sendo encontrados desde modelos mais básicos até modelos feitos somente sobre encomenda. Eles são comumente divididos em tweeters e mid-ranges, onde cada um é responsável por reproduzir uma determinada faixa de freqüência. Quando se compra um kit componente de alto falantes, normalmente se encontra um divisor de freqüência, ou crossover, em inglês, que é responsável em dividir o sinal de áudio, enviando os sinais agudos para os tweeters e os sinais médios para os mid-ranges.

 

Os kits podem variar muito, sendo desde multiviais - possuem um alto falante médio (mid-ranges) e um tweeter – até os kits componentes triaxiais – possuem dois tweeters e um médio. Os kits componentes são aqueles alto falantes que são vendidos separadamente.

 

Agora, para aquelas pessoas que realmente curtem um som alto, com batidas “secas”, é bastante recomendado a compra de um woofer. Woofer é um tipo diferenciado de alto falante que fornece um baixo muito mais profundo que as outras caixas. São os responsáveis pelo tremor dos carros equipados com mega sistemas de sons automotivos. São normalmente muito mais potentes que os outros alto falantes.

 

O terceiro e ultimo aparelho a ser observado antes de começar a construir o sistema se som para o seu carro são os amplificadores. Os amplificadores tem como principal função aumentar a força dos alto falantes. Eles usam a bateria do automóvel para amplificar os sinais recebidos pela unidade de cabeça e alimentar os alto falantes.

 

Os amplificadores são divididos em dois tipos diferentes, os mosfets e os boosters. Os mosfets recebem o sinal enviado pela saída RCA da unidade de cabeça e o amplifica. Já os boosters amplificam o sinal enviado pelas saídas amplificadas da unidade de cabeça. Esse primeiro normalmente possui uma melhor qualidade de áudio, porém são bem mais caros que os boosters. Os preços variam muito, assim como a potencia dos amplificadores que podem variar de 20 até 45000 Watts RMS.

 

Algumas marcas com excelentes qualidades de áudio são: Sony, Kenwood, JVC, Panasonic, Pioneer, Alpine, Clarion, entre várias outras. Para fazer uma boa escolhha você deve saber bem quais são suas intenções ao comprar um sistema de som automotivo – se é simplesmente ouvir uma boa musica a caminho do trabalho, ou fazer viagens apreciando uma qualidade excepcional de áudio, por exemplo – e pesquisar os melhores preços e oportunidades dentro daquilo que você precisa!