Adega Climatizada

Guia de Compras - Adega Climarizada

Generalidades

Se você quiser melhorar a sua qualidade de vida, pense em adicionar garrafas de vinho a sua lista de compras.

Para manter essas garrafas de vinho  em ótimo estado, é preciso que elas estejam bem posicionadas e na temperatura certa. Para isso, é importante possuir uma adega climatizada.

Confira a seguir informações e dicas úteis para você acertar na escolha da sua adega climatizada.

Funções de uma Adega Climatizada

Adega Climatizada LG AV41Você certamente já comprou garrafas de vinho e guardou na dispensa e meses depois, quando as abriu, o vinho estava azedo. Se o vinho não for consumido imediatamente, ele deve ser guardado em um lugar especial para não danificar seu sabor, consistência e propriedades. Não adianta guardar suas garrafas em um armário e nem na geladeira.

Antigamente, as casas de lugares com clima mais frio tinham em seus porões adegas para armazenar o vinho. Mas acontece que hoje esses espaços estão cada vez mais raros em residências, até porque moramos em um país de clima quente, difícil de manter a temperatura ideal para o vinho. Apenas estabelecimentos comerciais como lojas de vinhos e alguns restaurantes possuem grandes adegas.

Mas, sabendo que o vinho pode sofrer alterações com as mudanças no meio ambiente, como mudanças de temperatura, luz e baixa umidade, os fabricantes entenderam que as pessoas que apreciam um bom vinho precisariam de um lugar especial onde essas variáveis estejam sobre controle para o armazenamento das garrafas.

Foram criadas, então, as adegas climatizadas de vinho que têm como objetivo manter temperatura e umidade ideais para uma boa conservação. Nelas as garrafas ficam em posição inclinada, outra função que garante a qualidade.




Condições Ideais e Tamanhos de Adegas

Ao contrário que muitos pensam a função de uma adega de vinho climatizada não é gelar a bebida, mas sim fazer com que ela permaneça perfeita – ou até mesmo melhore – ao longo do tempo. Para tanto a condição ideal que ela deve apresentar é: temperatura constante entre 11ºC e 17ºC, umidade relativa do ar de 70%, com pouca luz, pouco movimento e suportes para as garrafas levemente inclinados.

Porém, cada tipo de vinho pede uma temperatura diferente. Confira a seguir a temperatura ideal para cada sabor: Adega Climatizada General Electric AVGE048DC4A1

-          Brancos – 9°C a 12°C

-          Rosés – 10°C a 13°C

-          Tintos – 15°C a 18°C

-          Sobremesas (vinhos doces) – 8°C a 12°C

-          Fortificados (estilo Porto) – 16°C a 20°C

Para conseguir este efeito é preciso de uma adega grande, com capacidade para 100 garrafas ou mais. Nestas adegas, coloque os vinhos que necessitam de temperaturas mais altas nas prateleiras inferiores e os que precisam de temperaturas mais baixas nas prateleiras superiores.

Quanto ao tamanho certo de adegas climatizadas, vai depender da sua demanda. Deve-se levar em consideração não apenas o número de garrafas que você pensa em armazenar, como também a qualidade dos vinhos. Alguns vinhos, os chamados vinho de guarda, ficam com aromas mais complexos, mais saborosos e macios se guardados corretamente.  Para armazenar estes vinhos, o ideal é ter uma adega de grande porte.

Existem no mercado adegas climatizadas para o mínimo de 6 e máximo de 200 garrafas. Quanto maior for a sua adega, mais espaço você vai ter para a sua coleção de vinhos. Para saber qual é o tamanho da adega climatizada que você deve comprar, faça uma conta simples: pense em quantas garrafas de vinho você compra em uma semana e faça a soma, por categoria, ao fim de um mês.

Por exemplo, vamos supor que você compre duas garrafas de vinho por semana. Ao final do mês terá oito. Destes, um é de excelente qualidade, outros dois são vinhos médios e os cinco restantes são para consumir no dia a dia. Para este padrão de consumo, você deve pensar em um tamanho médio de adega que comporte 40 garrafas. Deve-se pensar sempre em um consumo de longo prazo, afinal, quem procura por uma adega climatizada é porque pretende colecionar sabores de vinho. Logo, ao fim de seis meses, você deverá ter espaço para guardar 6 vinhos de ótima qualidade, 12 vinhos médios e os demais para consumo rápido.

Tipos de Adega Climatizada

Existem dois tipos de adega climatizada: por aspiração ou com compressor.

Adega Climatizada por aspirador: tem limite de refrigeração de até 15ºC com relação à temperatura externa. São ideais para adegas pequenas com capacidade de armazenamento de até 30 garrafas. Por não ter compressor, vibra menos.

Adega Climatizada com compressor: esses modelos funcionam apenas para adegas maiores, pois o compressor pode causar vibrações. Mas como essas adegas são de grande porte, essas vibrações não chegam a alterar o vinho. Contudo, antes de comprá-la, verifique o tipo do compressor. Evite os modelos que oferecem compressores normais de geladeira, prefira modelos com proteção contra queda de energia e que reiniciam seu compressor a cada pico de luz, evitando trancos no motor. Estes modelos também são mais silenciosos.

Detalhes que fazem a diferença

Se você ficou em dúvida entre um modelo ou outro, leve a adega que mais lhe oferecer vantagens. Confira alguns detalhes que fazem a diferença.

Proteção: algumas adegas climatizadas contam com fechadura nas portas e outras com leitor biométrico de impressão digital. Os leitores biométricos vão encarecer o produto, portanto opte por estes modelos somente se você guardar vinhos raros ou que tenham alto valor no mercado.

Qualidade do ar: observe se a adega que você escolheu tem livre circulação do ar entre as gavetas. Elas devem ser vazadas para que o ar circule igualmente por toda a adega, deixando as garrafas com a temperatura ideal. Alguns modelos apresentam também filtros de carvão ativado, que impedem o acúmulo de poeiras, resíduos e cheiros, garantindo a qualidade do ar interno.

Portas de vidro: opte por modelos que tenham portas de vidro com proteção dos raios UV. Deste modo ela não vai precisar ficar em um quarto escuro para garantir a proteção contra a luz.

Iluminação interna: algumas adegas possuem iluminação interna. A vantagem é que facilita a localização de um vinho, porém é preciso que a lâmpada não gere calor.

Espaço e acesso aos vinhos: para não danificar os rótulos e ter fácil acesso aos vinhos, escolha um modelo que tenha prateleiras que deslizam e se inclinam. Verifique também se sua adega climatizada tem espaço para garrafas de tamanhos especiais como as de borgonhas, champagnes.

Procure modelos de adegas climatizadas em nossos fornecedores: Magazine Luiza, Walmart, entre outros. Boas compras!