Impressora Multifuncional

Guia de Compras - Impressora Multifuncional

Vantagens de uma impressora multifuncional

HP Multifuncional LaserJet M1212nf
Impressoras multifuncionais reúnem em um único aparelho as funções de um scanner, uma copiadora e, é claro, uma impressora, algumas ainda têm outras funcionalidades como enviar ou receber fax. Uma das grandes vantagens é a economia de espaço que pode se ter dentro de casa, uma vez que você não precisará comprar vários aparelhos diferentes. Por causa dessa economia de espaço ela é muito indicada para escritórios pequenos ou para seu home office.

Outra grande vantagem que surge com a impressora multifuncional é a economia de energia. Como você precisará ligar apenas um aparelho na tomada, seus gastos serão menores.

Da mesma forma, o preço de uma multifuncional é algo que se apresenta mais em conta do que se você fosse comprar separadamente um scanner, uma impressora comum e uma copiadora.

Como funcionam?

As multifuncionais utilizam normalmente um ou dois tipos de impressão, a laser ou a jato de tinta. A impressão jato de tinta é a que se dá por meio da impressão de pequenos pontos de tinta para formar uma imagem, essa é uma ótima opção para impressão colorida ou preta e branca. A impressão a laser gera um produto final de qualidade superior, contudo, não são todas as multifuncionais que geram impressões a laser em cor. É importante você saber que as impressoras que disponibilizam impressões a laser coloridas são mais caras.

Impressora

A impressora é considerada a parte mais importante da multifuncional. Uma boa impressora é aquela que combina alta resolução, com velocidade e também economia. A resolução definirá a quantidade de pixels, que influencia diretamente na nitidez da imagem, é importante lembrar que para um bom resultado de impressão o modelo deve oferecer uma capacidade de no mínimo 300 dpi. Sobre a velocidade, você deve saber qual a velocidade e a capacidade de papel que sua multifuncional oferece. Uma velocidade rápida de impressão pode te possibilitar uma economia de tempo no escritório, já a capacidade de papel define a quantidade de vezes que você terá que recarregar sua multifuncional, dependendo do modelo o excesso de folhas pode causar um erro na impressão, ou ainda um problema maior na máquina, uma vez que a chance do papel ficar preso é grande.

Scanner

Assim como na impressora, você deve estar atento a resolução do seu scanner. Ela será responsável pela quantidade de pixels capturados, e dessa maneira, a nitidez da imagem.  Alguns modelos oferecem softwares que aumentam artificialmente a definição da imagem, mas isso pode gerar um produto final com uma resolução mais baixa.

Copiadora

Da mesma maneira que scanner e impressora, a resolução deve ser um ponto de atenção, mas o que você não pode esquecer é a velocidade da impressão.

Mais funcionalidades

Em algumas multifuncionais você pode encontrar fax e telefone, o que pode ser bem útil dependendo das suas necessidades. Uma entrada USB também pode ser um diferencial que torne seu trabalho mais rápido, uma vez que é possível fazer uma impressão sem a necessidade de abrir um arquivo pesado. Impressoras que oferecem um painel LCD são soluções práticas para ajustar determinadas funções da sua multifuncional.

Quanto gastar?

Seu gasto com uma impressora multifuncional deve ser proporcional ao que você espera dela. Você também precisa saber que nem todas as multifuncionais apresentam todas as funcionalidades desejadas, cópia, digitalização, impressão, envio e recebimento de fax. Mesmo que a impressora ofereça todas essas funcionalidades as capacidades delas são diferentes, por isso, você deve ter certeza quais são seus objetivos, para dessa forma investir a quantia necessária na compra. Caso você necessite receber muitos faxes é interessante que você tenha atenção a memória para armazenar documentos da sua multifuncional. Se fazer cópias é algo mais importante para você, talvez seja interessante você procurar uma impressora que apresente uma resolução de imagem maior. Da mesma maneira, é bom você ficar atento a questão da imagem, porque alguns modelos realizam cópias e digitalizações apenas em preto e branco e não coloridas. Todas essas características devem determinar o investimento que você terá que dar na sua impressora, quanto mais completa, maior o investimento. Um detalhe que consideramos importante é a velocidade da sua multifuncional, fique ligado para saber qual a velocidade que melhor te atenderá, caso contrário você poderá ficar um pouco insatisfeito. Além do custo na sua impressora, você não pode deixar de observar o preço dos cartuchos. Algumas impressoras parecem ser mais baratas, contudo, o investimento futuro nos cartuchos de tinta e recarga podem não compensar. Escolha sempre a que apresenta a melhor relação custo beneficio.


Hp LaserJet M1212nf


A impressora HP LaserJet M1212nf é uma ótima opção para você prática e versátil de multifuncional. Esse modelo possibilita imprimir, digitalizar e copiar. Além disso, ainda traz a função de fax, e a possibilidade de impressões a laser de excelente qualidade. Um diferencial desse modelo é a possibilidade de imprimir de diferentes maneiras, como em papel normal, envelope, transparências, etiquetas, cartões e cartões-postais.

Para você poder comparar algumas características que já explicamos, aqui está uma breve descrição da capacidade desse modelo. A velocidade de impressão preto e branco em uma folha tamanho A4 é de até 18 ppm, o volume mensal de páginas recomendado é de 250 a 2000 páginas, e sua qualidade de impressão é ótima até 600X600 dpi, 1200 dpi efetivos. Mais que isso, a memória padrão da HP LaserJet M1212nf é de 64 MB e a velocidade do processador de 400 MHz.


Epson Stylus TX135


A Epson Stylus TX135 é outra excelente opção para você! Menos espaçosa que a HP, esse pode ser um ótimo modelo se você procura praticidade e qualidade dentro de casa. Seu preço médio é bem mais baixo que de alguns modelos disponíveis no mercado, da mesma maneira seus cartuchos de tinta apresentam um preço muito em conta para o cliente. Uma grande vantagem desse modelo é que ele possui cartuchos de cor separados, e dessa maneira, você só precisará comprar o cartucho da cor que acabou, sem a necessidade de comprar cartuchos caros para substituir os que ainda não acabaram.Epson Multifuncional Stylus TX135

Esse modelo é um dos mais rápidos da categoria, conta com uma velocidade de até 28 ppm preto e 15 ppm cores para impressão em tamanho A4. Sua resolução otimizada é de Até 5760 x 1440 dpi. Apesar de não oferecer impressões a laser é uma ótima opção para você ter em casa!

Conclusão

Existem os mais diferentes modelos de impressoras multifuncionais. Você deve saber exatamente o que quer para dessa maneira encontrar um produto que atenda as suas necessidades. A Kelkoo te ajuda a encontrar o melhor preço junto a um de nossos fornecedores, é só ficar ligado! Boas compras!