Coifa e Depurador de Ar

Guia de Compras - Coifa e Depurador de Ar

Diferença entre uma coifa: exaustor e depurador de ar

Coifa Tramontina ParedeTanto o exaustor quanto o depurador renovam o ar na sua cozinha, a diferença é o destino do ar. O exaustor suga todo o ar que circula no ambiente e o expele para fora do ambiente, existem dois tipos de exaustores, o eletrostático e o comum, eles são indicados para locais onde não é possível instalar dutos. O depurador diferentemente da coifa não expele o ar, ele o filtra e o devolve ao ambiente.

Modelos de Coifa

É possível encontrar coifas em dois modelos diferentes: de parede e ilha. Você deverá escolher o modelo de acordo com o formato da sua cozinha e a posição em que seu fogão está instalado. Caso seu fogão esteja instalado da maneira mais tradicional encostado na parede, você deve ter uma coifa de parede. Este modelo de coifa fica instalado preso na parede logo a cima do fogão.

O modelo de instalação de uma coifa em ilha fica preso ao teto a cima do fogão, longe das paredes. Não é adequado adaptar um modelo de coifa a outro tipo de instalação, isso pode comprometer o resultado final da filtragem do ar, além de trazer um péssimo efeito estético a sua cozinha.

Design de coifas:

Atualmente, é possível encontrar coifas com 3 designs distintos: piramidal, reta e com vidro.

A coifa piramidal é o design mais tradicional, ela apresenta uma chaminé que sai da parte superior da pirâmide. Essa é uma boa opção para pessoas que preferem traços mais clássicos e simples.

Coifa reta se popularizou nas residências porque ocupa menos espaço, além disso, apresenta traços mais suaves e é mais discreta.

As coifas com vidro apresentam um grande diferencial no design, elas apresentam um visual diferente em seu acabamento e possibilitam diferentes projetos em sua cozinha. Diferente do que muitos acreditam, é muito importante lembrar, que o vidro não diminui a eficiência da coifa.

Tamanho de coifas

Você deve ter muita atenção ao tamanho da sua coifa, o tamanho dela depende diretamente do tamanho do fogão. Um fogão de quatro bocas é muito bem atendido por uma coifa de largura de 60 cm. Fogões de cinco bocas podem ser atendidos por coifas de 70 cm ou mesmo de 80 cm, estes tamanhos específicos são muito populares. As coifas de 90 cm atendem bem aos fogões menores, mas o ideal são os fogões de seis bocas.

Rendimento

Para que sua coifa tenha o melhor rendimento possível é importante que você esteja atento a alguns detalhes. A tubulação deve estar seguindo a proporção do número de vazão da coifa, ou seja, a velocidade com que o ar é retirado do ambiente. Quanto maior a vazão, maior o rendimento do aparelho.Coifa Brastemp BAI91

Utilização das coifas

Você deve pensar como você utilizará sua coifa para assim escolher o melhor modelo e instalação. Se você utilizar sua cozinha de maneira mais intensa provavelmente precisará de um modelo que apresente uma potência de sucção maior. Caso você não utilize tanto sua cozinha talvez seja interessante uma coifa com um poder de sucção menor, mas que da mesma maneira permita o ar do seu ambiente estar constantemente renovado. Além disso, você também deve pensar em praticidade e funcionalidade da coifa, para que dessa maneira ela só traga benefícios a você.

Preços

Os preços das coifas podem variar bastante em função da enorme variedade de modelos e marcas oferecidos ao consumidor. O que influenciará diretamente no preço da sua coifa é a quantidade de bocas do fogão, altura do pé direito da cozinha, rendimento, posição do fogão e o acabamento da sua coifa. É importante você saber qual o modelo será o mais indicado para você, mas pode deixar que acharemos o melhor preço!

Alguns modelos

Brastemp BAI91

Para você que gosta sempre de juntar qualidade com estilo e design, a coifa Brastemp BAI91 é uma ótima opção. Ela conta 3 velocidades diferentes de sucção e um dos designs mais modernos do mercado, uma combinação perfeita de potência, praticidade e resultado que pode ser usada em fogões de até 6 bocas.  Seu filtro de carvão ativado permite que ele neutralize o ambiente deixando-o livre do ar saturado, além disso, seu filtro de alumínio realiza uma pré-filtragem no ar, e ainda pode ser lavado na lava-louça, para dessa maneira você não perder tempo. A Brastemp BAI91 conta com o modo depurador que filtra o ar do local e o devolve ao ambiente, e o modo exaustor que retira completamente o ar do ambiente, é só escolher qual você prefere, mas em qualquer uma das opções o resultado é garantido. Os clientes costumam a gostar muito desse modelo de coifa, e uma dica para você que é fã da linha Brastemp, é que este modelo inox combina perfeitamente com os outros produtos como fogões e fornos da linha Brastemp Ative! Assim sua cozinha ficará mais moderna do que nunca!

Tramontina Vetro

A coifa Tramontina Vetro foi pensada para você quer aliar praticidade e estilo. Esta coifa de parede funciona do modo depurador, filtrando o ar, e no modo exaustor, retirando o ar do ambiente, é só escolher o modo que você prefere e ativar. A Tramontina Vetro conta com um acabamento em vidro temperado, que necessitará de um cuidado especial, e aço inox acetinado, além de uma iluminação de duas lâmpadas halógenas, o que aparece como um diferencial de design do produto. As 3 velocidades de sucção são indicadas para as seguintes condições: velocidade mínima é ideal para pequenas e contínuas trocas de ar, ou para alimentos que produziram pouca fumaça ou vapor d’água, uma grande vantagem desse modo é que ele é muito silencioso; a velocidade média deve ser usada na maioria das suas trocas de ar, esta é a velocidade que apresenta a melhor relação entre troca de ar e ruído, porque consegue filtrar mais ar sem apresentar tanto ruído; a velocidade máxima é indicada para situações de muita fumaça na sua cozinha, nesta velocidade você perceberá que o ruído é um pouco maior quando comparado com os outros modos, mas de maneira geral essa coifa é muito silenciosa quando comparada a outros modelos do mercado.