Máquina de Costura

Guia de Compras - Máquina de Costura

Generalidades

Máquina de Costura Janome automatica 2030 Bivolt
Preparamos um rápido guia de compras para lhe auxiliar na hora da compra. Com tantos modelos existentes no mercado, é normal ficar com dúvidas. Ainda mais se você for iniciante e estiver dando seus primeiros passos nas aulas de costura.

A melhor máquina de costura vai depender do seu nível de habilidade e de quanto você quer gastar. Uma máquina com muitas funcionalidades pode ser um elefante branco na sua casa, se você não souber usá-las. Como uma máquina de costura dura até 10 anos, pense muito bem antes de fazer a sua escolha.

Para começar, existem modelos que atendem desde demandas domésticas, como reparos e ajustes, até produções industriais. Confira a seguir a diferença entre os tipos de máquinas de costura.

Tipos de Máquinas de Costura

×          Máquinas de Costura Convencional: Se você precisa de uma máquina de costura para fazer eventuais ajustes e consertos, um modelo mais simples pode ser o melhor. As máquinas de costura convencionais, ou domésticas, são simples de manusear e não custam caro. A função básica desta máquina é a costura reta. Se você precisar fazer acabamentos mais precisos, busque por uma máquina convencional que tenha a função ziguezague. Existem também as máquinas de costura portáteis que são um item fundamental para quem trabalha com produção de figurinos, pois são fáceis de transportar e podem ser a solução para imprevistos de última hora.

×          Máquinas de Costura Eletrônica: para quem gosta de inventar moda ou para quem trabalha com confecção de roupas (produção independente), a sugestão é optar por um modelo de máquina eletrônica. É mais cara que a máquina de costura convencional, mas se você precisa usá-la frequentemente, o custo-benefício é recompensador. Estas máquinas oferecem controles touchpad, tela de comandos e configurações para dezenas ou até mesmo centenas de tipos de pontos.

×          Máquina de Costura / Bordar Computadorizada: Além de todos os recursos e opções encontradas em uma máquina de costura eletrônica, nas máquinas computadorizadas, você pode programar bordados para confecções de roupas, bolsas, colchas e toalhas. Isto é possível, pois a máquina possui um aro com agulhas que se movem em quatro direções. Além disso, seus trabalhos podem ser construídos e salvos na memória da máquina, ou comprados em cartões de memória ou CDs.

Perguntas frequentes

×          Qual é a diferença entre peças de metal e peças plásticas?

As peças de metal são mais duráveis. Foram desenvolvidas para quem usa frequentemente a máquina de costura e requer lubrificação constante. As peças de plástico deixa a máquina mais rápida e também mais barata. Além de precisar de pouca manutenção.

×          Qual é a vantagem de uma máquina de costura com braço livre?

O braço livre torna mais fáceis costuras tubulares, como barras de calças e punhos de camisas. Já as máquinas de base plana – que não têm braço removível - podem ser instaladas em mesas ou gabinetes de costura.

×          Qual é o melhor tipo de caixa de bobina?

A bobina e a caixa de bobina se localizam logo abaixo da agulha. Elas permitem a linha dar a laçada e formar o ponto. Existem caixas de bobina verticais, para costuras de até 5 mm, e horizontais, para costuras de 7 mm.  O sistema mais indicado para bordado livre é o de bobina horizontal, pois oferece maior precisão e facilidade de acesso. Este sistema também é o mais encontrado nas máquinas eletrônicas disponíveis no mercado.

×          Qual é o melhor sistema para fazer casas de botões?

Isto vai depender da frequência em que você faz casas de botões. Existem máquinas que fazem caseados manualmente, mas para isso é preciso que você tenha habilidade para casear. Outras que fazem as casas em quatro passos e outras que tem o caseador automático de um passo.

×          Quantos pontos a minha máquina de costura deve ter?

Existem três tipos de pontos básicos: utilitários, flexíveis e decorativos. Os pontos utilitários podem ser retos, para unir tecidos e pregar zíperes; ziguezague, para dar acabamento; bainha invisível, para fazer barras de calça e três pontinhos, para rebater elástico em lingerie. Os pontos flexíveis são ideais para costurar tecidos elásticos como malha e elastano. Os pontos decorativos oferecem uma gama de possibilidades decorar seus trabalhos.

×          Qual é a posição ideal para o porta-carretel?

A posição horizontal é a melhor posição para porta-carretel. Nesta posição o fio desliza com facilmente e fornece a quantidade exata para a costura.

×          Quais as agulhas certas para as máquinas domésticas?

Se você pretende costurar tecidos finos, use agulhas de número 11, para algodão, as de número 14 e para jeans ou sarja, escolha agulhas de número 16.







Tradição

Você se lembra daquela máquina de costura preta da vovó? Ela pertence à marca mais tradicional de máquinas de costura: Singer. A Singer está presente no Brasil desde 1858. Hoje com diferentes modelos que atendem a todos os tipos de demanda, a máquina de costura Singer é sinônimo, qualidade e tradição. Você encontra aqui na Kelkoo diferentes modelos de máquina Singer, como por exemplo, o modelo de máquina de costura Singer Fashion 4205. Esta máquina Singer vem com 5 pontos embutidos, caseador automático de 4 passos, luz LED, ajuste variável da largura do ponto, braço livre, entre outras vantagens.Máquina de Costura Singer Fashion 4205