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Guia de Compras - Tênis Esportivo Feminino

Tipos de Pisada

Exercícios geralmente resultam em grande impacto, por isso é essencial que você encontre o par de tênis perfeito para atender ao que você precisa durante os treinos, garantindo sua estabilidade e evitando lesões. Mas os tênis esportivos (trainers) evoluíram muito e agora são também considerados acessórios fashion, o que aumenta as opções de escolhas, e também as dúvidas. São tantos modelos, cores e termos diferentes usados ​​em descrições e sugestões para tênis específicos para diferentes tipos de esportes que é natural ficar confuso. Mas calma, não precisa entrar em pânico! A Kelkoo preparou um Guia de Compras de Tênis Esportivo Feminino completo para que você possa encontrar o par ideal para o seu treino.

Ao correr, o pé toca o chão uma média de 450 vezes por quilômetro, ou seja, o impacto é constante e intenso. Por isso, usar o par de tênis adequado para cada esporte vai além de estar na moda, ou parecer bem, o propósito principal é o de envolvero pé e protegê-lo do impacto minimizando o risco de lesões enquanto aumenta a performance e otimiza os resultados do atleta.

Cada tênis de corrida é desenhado para um tipo específico de corredor. Portanto, o primeiro fator a se considerar na hora de comprar um novo par de tênis é o tipo da pisada, ou pronação, que é o movimento natural dos pés que auxilia no impacto de cada pisada. Mulheres devem sempre optar por modelos femininos, já que existe uma grande diferença entre o formato do pé masculino e do feminino.

Pronada: Quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro. Desta forma, mais tensão é posta na estrutura do pé, o que pode desalinhar o tornozelo, os joelhos e os quadris. A pronação desperdiça energia, fazendo com que seu estilo de corrida seja ineficiente e aumentando o risco de dores na canela e articulações, ou até mesmo lesões, caso não use o tipo de calçado adequado.

Supinada: O pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé. A supinação é o oposto da pronação e descreve uma situação em que o pé rola para o lado de fora. Neste caso, as forças durante o ciclo da pisada não são distribuídas igualmente pelo pé, que possui o arco alto e não tem sua mobilidade afetada. O peso do corpo do corredor fica nos dedos de fora, o que pode gerar lesões, principalmente nos joelhos, pés, e nas costas.

Neutra: Começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro. A pisada neutra é o tipo ideal de pisada, pois possui um nível equilibrado de pronação e supinação e cria uma absorção de choque eficiente na fase de apoio da pisada. O arco do pé tem altura média e o calcanhar permanece em posição vertical com relação ao solo. Um corredor “neutro” é geralmente mais biomecanicamente eficiente e o risco de lesões é menor.

Quanto você calça?

Um par de tênis que calça bem proporciona muito mais do que conforto, ele também serve para prevenir calos e bolhas. Mas, ao invés de checar o número, o ideal é que você considere as dimensões do seu pé para garantir que está comprando o tamanho ideal.

O melhor momento para medir seu pé é no final da tarde, já que estão um pouco inchados, como ficam durante a corrida. Com essas medidas, use a tabela de tamanho dos fabricantes para encontrar o número ideal. É bom ficar atenta, já que os números de sapatos diferem de acordo com o fabricante.

Um Tênis para Cada Esporte

Os tênis são desenvolvidos para se encaixar às necessidades de cada esporte e otimizar a performance. Comprar o tênis certo para cada esporte é importante, não apenas um golpe de marketing. O uso de calçados inadequados para a prática de esporte pode causar lesões ao pé como desconforto, fraturas e rompimento de ligamentos. Você vai ter que fazer um investimento extra, mas com certeza vai economizar nas visitar ao fisioterapeuta. Afinal, o objetivo principal da prática de esportes é bem-estar e prevenção de doenças.

Movimento em linha reta

Esportes que envolvem movimentos em linha reta, como corridas ou caminhadas, são mais estáveis do que aqueles que envolvem movimentos laterais. Portanto, uma pequena elevação no calcanhar não aumenta o risco de lesões.

Movimentos laterais

Esportes de alto impacto como baquete, squash e tennis, precisam de uma superfície que proporcione apoio para o calcanhar e um solado flat para garantir a durabilidade do calçado. Um tênis sem estabilidade lateral pode causar lesões no ligamento do calcanhar, então nada de trainers com elevação para esses tipos de esportes.

Conclusão

Mulheres precisam de tênis de qualidade, e de acordo com cada tipo de esporte. Segurança é fundamental, portanto, ao comprar um par de tênis faça o checklist: material e durabilidade, conforto, tamanho ideal e suporte. Para se achar em meio a confusão de variedades disponíveis, é preciso saber o seu tipo de pisada e o propósito, já que esportes diferentes têm necessidades diferentes. Não arrisque causar danos ao seu pé e desconforto pela ilusão de economia ao comprar um tênis para todos os esportes. lembre-se: cada centavo gasto com o calçado correto, é um centavo que vai prevenir lesões e melhorar seu desempenho.

Não importa quanto você queira investir, a Kelkoo oferece uma seleção de tênis esportivo feminino de qualidade, das principais marcas, que vai encaixar no seu bolso. Boas compras e bom treino!