PC

Guia de Compras - PC

Generalidades

Computador Itautec Infoway At0100Um computador é basicamente dividido em duas grandes partes: hardware e software. O hardware é composto por todas as peças que “podem ser tocadas”, como por exemplo, memórias, processadores, gabinetes, placa mãe, etc. Essas peças compõem o núcleo interno e se encontram dentro do gabinete. Outras partes do hardware também são chamadas de periféricos. São elas: monitor, teclado e mouse. Já o software é a parte virtual do computador, ou seja, drivers, programas e sistema operacional. Um bom computador depende tanto de software quanto um hardware em ótimas condições.

Veja a seguir um rápido guia de computador, com informações sobre as peças do seu núcleo interno e monitores que vão ajudar a você possa escolher o melhor computador para as suas necessidades.

Peças do Núcleo Interno (Hardware)

Processador: é o cérebro do computador. Todos os comandos passam pelo processador, pois ele executa todas as instruções necessárias para o computador funcionar. Se você quer um computador ágil e rápido, não economize nesta peça. Os processadores Intel são os mais procurados no mercado.Computador Itautec Infoway At0100

Memória RAM: RAM é uma sigla que significa Random Access Memory (memória de acesso randômico, em português). Os módulos de memória são responsáveis pelo armazenamento das instruções que o processador precisa executar. Existem diferentes tipos de memória RAM, cada um tem o seu modo de funcionamento e encapsulamento. O mais usado atualmente é o padrão DDR3.

Disco Rígido: armazenam dados permanentemente ou até que eles sejam removidos pelo usuário. A velocidade de acesso às informações em um disco rígido (HD) vai depender da sua rapidez de giro. Os padrões mais comuns encontrados, e que atendem muito bem as necessidades de um usuário médio, são de 5.400 rpm, 7.200 rpm e 10.000 rpm.

Placa-mãe: se o processador é o cérebro do computador, a placa-mãe é a espinha dorsal. Ela é responsável por conectar todos os dispositivos do equipamento: placa de som, placa de vídeo, placa de rede, memórias, etc.

Placa de Vídeo: responsável por gerar imagem de tudo que for aparecer em seu monitor, como por exemplo: jogos, aplicações, programas, etc. Existem no mercado duas categorias de placa de vídeo, as onboard e as offboard. Se você for usar o computador para executar tarefas pouco complexas, as placas onboard são mais recomendadas. Elas são mais baratas e são suficientes para rodar programas leves. Mas se você usa frequentemente jogos para computador, ou edita vídeos e fotos, o recomendado é um modelo de placa de vídeo offboard.

Drives de CD-ROM/DVD: ainda que existam os drives de disquete, os drives de CDs e DVDs já estão os substituindo. Estes dispositivos basicamente leem os conteúdos de CDs e DVDs. Alguns modelos também são capazes de gravar e copiar os dados. Você pode encontrar no mercado os seguintes tipos de drives: CD-ROM, CD-RW (gravador), CD-RW + DVD (combo) e DVD-RW (gravador).

Monitores

Os monitores de LCD substituíram os modelos de CRT – os antigos monitores em forma de caixa. Atualmente os preços de monitores de LCD estão bastante competitivos. Este modelo tem tela plana, emite pouca radiação e alguns também são capazes de sintonizar canais de TV.

Ao adquirir um monitor de LCD fique atento a alguns ítens:

Resolução: está relacionada à quantidade de pixels (pontos coloridos individuais) existentes. A resolução é expressa através do número de pixels no eixo vertical e no eixo horizontal. Quanto mais pixels um monitor tiver, mais detalhes você poderá perceber em uma imagem. Deste modo, um monitor com resolução de 1280x1024 de 13" exibirá fotos mais nítidas que um monitor de 30" com resolução máxima de 1024x768.

Tipo de painel: grande parte dos monitores de LCD encontrados no Brasil possuem telas com tecnologia TN (Twisted Nematic). Este tipo de painel é mais barato, mas em contra partida apresenta reprodução de cores e ângulo de visão com qualidades inferiores e comparada às telas IPS ou VA. A sua vantagem é que apresentam bom tempo de resposta, o que é muito importante para quem usa jogos para computador. Mas se você trabalha com imagem (fotografia e edição de vídeos) é recomendado optar por painéis VA ou IPS.

Gasto de energia: certifique-se que o monitor que você escolheu tem consumo de energia reduzido e baixa emissão eletromagnética. Para isso, informa-se sobre as especificações e a conferência de que o monitor se encontra.

Tempo de resposta: se você pretende jogar games para computador, fique atento ao tempo de resposta do monitor. Os modelos que têm este tempo acima de 8 milissegundos, não são recomendados para os jogos de alta velocidade, pois a sua imagem pode aparecer “borradas”.

Conclusão

Antes de escolher um PC, pense primeiro nas suas necessidades. Deste modo você vai evitar tanto gastos desnecessários quanto comprar uma máquina que não seja eficiente para o seu dia-a-dia. Você pode encontrar diversos tipos de PC em nossos fornecedores: Saraiva, Ricardo Eletro, entre outros.