Monitor

Guia de Compras - Monitor

Generalidades

Monitor LG W1643c 15,6'Escolher qual o monitor que mais se adequa ao seu perfil pode não ser uma tarefa fácil. Para que você acerte entre tantas opções disponíveis no mercado, a Kelkoo preparou para você um guia de compra com as dicas e informações necessárias para fazer uma boa compra. Confira a seguir!

LCD vs. LED



Monitor LCD: esses monitores foram os que substituíram os antigos CRT - aqueles que volumosos que tinham formato de caixa. Seu funcionamento se dá pela seguinte forma: uma lâmpada de luz branca (chamada backlight) é acionada e faz com que moléculas de cristal líquido situadas entre lâminas transparentes formem as imagens transmitidas pelo computador. Diferente dos monitores CRT, os modelos de LCD têm dimensões reduzidas, consomem menos energia e não emitem radiações nocivas. Além disso, esses monitores são capazes de formar imagens estáveis e sem cintilação, poupando muito mais a sua visão. Outra vantagem é que você pode usar o monitor LCD em lugares muito iluminados (em frente a uma janela, por exemplo) e a tela não aparentará sinais de reflexo. Isso acontece porque sua composição de cristal líquido permite oferecer imagens mais translúcidas ou mais opacas dependendo da corrente elétrica. A grande desvantagem do monitor LCD é que se o cristal líquido da tela for quebrado e exposto ao ar, haverá emissão de compostos tóxicos – o que causa problemas ambientais.Monitor Samsung SyncMaster T22A550 21,5''

Monitor LED: os monitores LED são também um tipo de LCD, porém sua composição é diferente e garante imagens com mais qualidade. Esses monitores são compostos por milhares de luzes independentes – que na verdade são diodos em emissores de luz (LEDs) – que garantem mais brilho, contraste maior e cores mais vibrantes. Outra diferença é que os monitores LED são mais finos que os monitores LCD convencionais.

Além disso, o LED garante que a intensidade da luz nunca mude, mantendo sempre a mesma luminosidade, não perdendo o brilho e nem perdendo as cores caso o ambiente fique mais escuro.

E se você se preocupa com o meio-ambiente, o monitor de LED é a melhor opção. Eles são ecologicamente corretos, pois não usam as lâmpadas mais comuns e nem mercúrio. Suas peças não são fixadas com chumbo, o que permite uma reciclagem sem impactos ambientais.

Apesar de serem mais caros, eles são econômicos em longo prazo uma vez que gastam até 40% menos energia que os monitores LCD.

Saiba escolher o seu monitor LCD ou LED

Para escolher o monitor que melhor se encaixa com as suas necessidades e com seu bolso você tem que ter em mente para quais objetivos você vai querer usá-lo. A partir desse primeiro passo, você deve prestar atenção a alguns detalhes. Nós separamos uma lista do que é importante saber na hora de comprar um monitor para seu escritório ou para sua casa.

Tamanho da tela: existem telas de variados tamanhos, de 15’’ até mais de 30’’. Se você for usar o computador para tarefas simples, como redigir um texto ou acessar sites na internet, uma tela pequena ou média pode ser suficiente. Mas se você precisa do computador para editar fotos e vídeos, ou se você gota de assistir filmes no PC, então opte por uma tela grande, com mais de 20’’.

Resolução: os monitores de LCD têm resolução nativa de acordo com o seu tamanho. Portanto, esta resolução deve ser respeitada para que os efeitos visuais não fiquem comprometidos. Deste modo, quanto maior for o monitor, maior será a resolução suportada. Se você procura um monitor para assistir filmes em Full HD, então você deve optar por resoluções com 1920 x 1080 pixels ou mais. As mais encontradas no mercado são de 1024x768 (17’’), 1280x1024 (19’’) e 1600x1200 (20’’). Se você encontrou um monitor com resolução diferente destes padrões citados, não se esqueça de conferir estas informações antes de comprá-lo, se não você correrá o risco do resultado não ser o desejado.

Tempo de Resposta: este índice mede o tempo que um pixel da tela gasta para mudar de cor. Assim, quanto menor for este tempo, melhor será o desempenho da tela. Você encontra excelentes monitores com tempo de resposta de em média 5ms. Mas se você pretende jogar games para PC que tenham muitas cenas de ação, escolha um monitor com tempo de resposta inferior a 5ms.

Conexões: existem basicamente três tipos de conexões para monitores. São elas:

VGA (conexão analógica) – pode ser encontrada nos monitores CRT e em alguns modelos de monitor LCD.

DVI – trabalha com transmissão é digital e por isso garante qualidade de imagem superior a do VGA. Está presente em modelos de monitor LCD e monitor LED.

HDMI – é considerada superior aos demais tipos de conexões. Isto porque possui qualidade de vídeo digital, além de transmitir áudio. Outra vantagem é que a conexão HDMI é capaz de produzir transmissão de vídeos em Full HD.

Preço: normalmente os monitores de LED são mais caros do que os modelos de LCD. Se você quiser montar um home theater, vale a pena investir em um modelo de LED. Porém, os monitores LCD são mais baratos e também executam muito bem as atividades multimídia.

Conclusão

As marcas de monitores de LCD e LED mais procuradas são: LG, AOC e Samsung. Você encontra essas marcas e muitas outras em modelos de diversos tamanhos e configurações aqui na Kelkoo. Para que você consiga sempre fazer o melhor negócio levando o produto que você desejar pelo menor preço, nós comparamos as ofertas das grandes lojas de varejo online do Brasil. Comece a sua pesquisa pela Kelkoo e confira os preços de nossos parceiros. Boas compras!