Impressora

Guia de Compras - Impressora

Generalidades

Impressora Epson T42
Nós comparamos os preços das grandes varejistas online do Brasil para que você faça sempre o melhor negócio. Mas antes de começar a sua busca na Kelkoo tenha em mente quais são as suas reais necessidades. Assim você minimiza os riscos de comprar um aparelho que não vai atender as suas exigências, ou que possui funcionalidades que não serão usadas. Para isso, responda às seguintes perguntas:

- Você imprime por mês um volume grande ou pequeno de documentos?

- Você precisa imprimir mais textos do que imagens?

- Você tem o hábito de imprimir fotografias?

- Tem necessidade de que a impressão seja rápida ou você pode gastar mais tempo com esta tarefa?

Ainda assim, existem muitas possibilidades de impressoras no mercado. Mas fique tranquilo! A Kelkoo preparou um guia de compras com as dicas e informações que você precisa saber para fazer a escolha certa. Confira a seguir!

Impressora a Jato de Tinta

As impressoras a jato de tinta são as mais populares do mercado devido ao ser excelente custo benefício. Elas são indicadas para uso doméstico para imprimir documentos de textos e fotos (com baixa resolução). Esse modelo de impressora tem o seguinte mecanismo: jogam pequenos jatos de tinta na superfície do papel.

A qualidade da impressão vai depender do tamanho do ponto de tinta com que a impressora vai trabalhar, sendo que quanto menor for este ponto, melhor será a qualidade do resultado. Já a velocidade da impressão está relacionada ao número de injetores existentes para cada cor. As impressoras a jato com qualidade fotográfica apresentam melhor resultado para a impressão de imagens, pois das quatro cores padrão - ciano, magenta, amarelo e preto – elas possuem dois injetores de ciano, dois de magenta, um para o amarelo e mais outro para o preto.

A desvantagem da impressora a jato é que apesar de seu preço ser mais em conta do que os outros modelos, a sua manutenção é cara. Isto acontece principalmente devido ao preço dos cartuchos de tinta.

São exemplos de excelentes impressoras a jato: impressora HP Officejet Pro 8000, impressora Hp Officejet 6000 e impressora Epson T42.Impressora HP LaserJet P1102

Impressora a Laser

A impressora a laser garante ótima qualidade de impressão realizada em uma velocidade muito maior que nos modelos de impressora a jato de tinta. Os modelos a laser funcionam através da associação do raio laser com um tambor fotosensível. Para realizar a impressão, ela emite ao tambor raios laser modulados que geram uma área eletrostática no tambor. Em seguida, o pó de tinta (toner) é aplicado no tambor que ao ser queimado pelo fusor, forma a imagem no papel e a impressão é concluída.

Você pode encontrar impressoras a laser monocromáticas (imprimem somente na cor preta) ou coloridas. As coloridas são uma ótima opção se você deseja imprimir fotos. Para melhorar ainda mais a qualidade, evite usar papel sulfite e prefira papel brilhante ou, ainda melhor, papel fotográfico.

Os modelos impressora HP LaserJet P2055DN, impressora HP LaserJet P1102, impressora Samsung CLP 325 e impressora Xerox Phaser 6000 são bons exemplos de modelos a laser.

Atenção ao Detalhe

Para garantir uma impressão de qualidade, você não pode deixar de estar atento aos detalhes da máquina que você escolheu. Veja a seguir quais são os itens que você deve ficar antenado:

Resolução: também chamada de precisão, a resolução é medida em pontos por polegada (ppp). Isto é, esta marcação equivale ao número de pontos que a impressora consegue alinhar em uma polegada (2,54 cm). Quanto maior for a resolução, mais nítida será a sua imagem. Então se você precisa de uma impressora para imprimir fotos e ilustrações, procure por modelos com alta resolução.

Velocidade: já a velocidade é medida em páginas por minuto (ppm) e está relacionada com a resolução da imagem. Normalmente, quanto maior for a resolução da imagem, menor será a velocidade de impressão.

Memória: a memória RAM também influencia a velocidade da impressora. Quanto maior for a sua capacidade, mais informações poderão ser armazenadas na página para imprimir. Deste modo, não apenas a impressão, mas também o processamento serão mais rápidos. Se você quer imprimir fotos de alta resolução, busque por impressoras com alta capacidade de memória.

Conexão: além das entradas USB e paralela, uma impressora pode ter outras formas de conexões. A entrada PictBridge permite imprimir fotos diretamente da câmera fotográfica, sem precisar transferi-las para um computador. A conexão via Wi-Fi é muito útil para empresas e escritórios, pois possibilita a conexão de vários computadores em apenas uma impressora. Já a entrada Ethernet transforma a impressora em um servidor de impressão. Ou seja, ela é capaz de funcionar mesmo se o computador a qual ela está plugada se encontrar desligado. Outro tipo de conexão é via Bluetooth que pode ser compatível com diversos periféricos, como por exemplo, o seu celular.

Conclusão

Agora que você está por dentro de tudo sobre impressoras, comece a sua busca pelo melhor preço na Kelkoo. Confira as ofertas de nossos fornecedores, entre eles: Saraiva, Walmart, Fast Shop, Bemol. Mas se você precisa de um aparelho mais completo, então o que você precisa é de uma impressora multifuncional. Este tipo de aparelho além de imprimir documentos também exerce outras funções como digitalizar arquivos impressos, fotocopiar e passar fax. Para maiores informações, visite nosso departamento de impressora multifuncional. Boas compras!