Webcam

Guia de Compras - Webcam

Sensor de Imagem

Webcam Logitech QuickCam
O sensor de imagem é a alma de uma webcam. Ele funciona como um filme fotográfico da cam e é o responsável pela qualidade da imagem produzida. Existem dois tipos de sensores: o CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor) e CCD (Charge-Coupled Device).

Sensor CMOS: este tipo de sensor usa processos equivalentes aos padrões de modelos de CPUs (unidade de Processamento Central do computador) modernas. Os chipes CMOS exigem menos energia que os demais, por isso a maioria das webcams utilizam este sensor. Por não contar com componentes especiais, que tornam a produção mais cara, o sensor CMOS deixa a cam com preço mais acessível.

Uma desvantagem do sensor CMOS é que ele não funciona bem em locais de baixa iluminação. Nesta situação, surgem ruídos na imagem como pequenos pontos ou linhas. Nos casos de CMOS utilizados em webcams IP, a imagem formada pode ser escalonada pela redução de pixels e linhas, perdendo qualidade.

Apesar destas características, os sensores CMOS são os mais populares e encontrados no mercado.

Sensor CCD: este tipo de sensor conta com tecnologia mais antiga. Ainda que tenha melhor qualidade de imagem, ou seja, imagens com baixos índices de ruídos, a contínua evolução da tecnologia CMOS faz com que a concorrência fique acirrada. Os sensores CCD são responsáveis por imagens mais nítidas e com cores mais vivas. Sua sensibilidade permite inclusive garantir qualidade em ambientes de pouca iluminação.

Por outro lado, ao filmar um objeto muito brilhante como por exemplo, lâmpadas ou luz direta do sol, poderá acontecer o fenômeno “blooming and smear” (florescimento e mancha), que vai deixar a imagem ofuscada e com listas verticais. Outra desvantagem perante aos sensores CMOS é o preço, pois os sensores CCD deixam a webcam mais cara, pois tem maior custo de produção.

Outras Funcionalidades

Veja a seguir algumas funcionalidades que alguns modelos de webcam podem ter agregado e que melhoram seu desempenho.

Face Tracking: com esta tecnologia você não precisará se preocupar com o enquadramento, pois ela é responsável por fazer isso. O Face Tracking detecta e segue imagens de face, mesmo que estejam em movimento. Além de manter um rosto enquadrado, também rastreia cor, forma e movimento.

Imagem Interpolada: este efeito aumenta o número de linhas de pixels captadas através de amostragem de pixels vizinhos. A interpolação preenche as lacunas que se formam quando uma imagem é aumentada. Porém nenhuma webcam tem a capacidade de interpolar uma imagem. Para isso é preciso utilizar um software.

Webcams com PTZ: a sigla PTZ significa Pan, Tilt e Zoom – três tipos de planos de filmagem. Por ter essas opções de planos, uma webcam que tenha PTZ permite o usuário alterar o modo de visualização como desejar. Alguns modelos de cam oferecem a forma digital de PTZ, que possibilita o ajuste do frame do vídeo (foco) para destacar um detalhe que esteja dentro do campo de visão da câmera. Outra característica é a sua capacidade de controle completo de movimentação tanto na horizontal quanto na vertical. Webcams com PTZ são indicada para sistemas de monitoramento.

Conclusão

Antes de comprar uma webcam, pense primeiro em suas reais necessidades. Esta medida vai aumentar as chances de adquirir um modelo ideal para o seu perfil. Outra dica é pesquisar os preços antes. A Kelkoo compara as melhores ofertas de grandes lojas online do Brasil, como Ricardo Eletro, Apetrexo e Saraiva, para que você faça sempre o melhor negócio. Em nossos fornecedores você vai encontrar excelentes marcas de webcam como Microsoft, Creative e Logitech. Comece a sua busca pela Kelkoo e boas compras!