Caixas Acústicas e Caixas de Som

Guia de Compras - Caixa Acústica

Tipos de caixa acústica

Há cinco tipos de caixas acústicas, e elas variam em uma série de caracteristicas. Abaixo, listamos elas ressaltando alguns pontos importantes de serem absorvados:


    Caixa Acústica Frahm Amplificada Connect 600


  • Closed Box – a closed box é uma caixa acústica completamente selada. Ela possui uma grande fidelização ao sinal de som recebido, possuindo assim uma baixa distorção em toda faixa. Ela pode aumentar a potencia do som em até 30%, e por ter um volume interno fixo ela pode diminuir o volume em até 15%, se perceber que há volume excessivo no canal de entrada. Elas podem suportar uma grande potência sem danificar o alto-falante.



  • Vented Box – esta caixa acústica possui um pequeno duto de entrada na parte frontal dela. Ela é ideal para quem deseja grabes reforçados, pois estende a resposta destes. Ele possui uma baixa distorção na frequencia, podendo ser ajustado para um som mais agressivo em baixa frequencia. Os dutos podem ser em qualquer formato.



  • Band Pass – estas caixas, assim como as anteriores, possuem um duto no painel frontal. Porém, a unica saída de som é pelo os dutos, ao contrário da anterior, que possui saída tanto pelos dutos quanto pelo auto – falante (este auto-falante permanece escondido dentro da caixa). Eles funcionam como uma espécie de filtro acústico, extendendo a resposta de graves. Possui uma alta potencia, além de banda de frequência definida. Ele é recomendado para todos os tipos de música.




  • Isobaric Push Pull – nesta caixa acústica dois auto-falantes ficam escondidos no interior da caixa, voltados um para o outro. Como no caso acima, a unica saída de som é um duto na parte frontal do painel, possuindo uma resposta agressiva nas baixas frequências. Enquanto um alto falante puxa os sinais sonoros, o outro empurra, e vice e versa.




  • Isobaric Pull Pull – são identicos aos de cima, porém os dois alto-falantes puxam os sinais sonoros, mudando assim a distorção.

Outros aspectos importantes

Alguns outros aspectos são bastante importantes na construção de uma caixa acústica. Esses fatores afetam a qualidade do som emitido, assim como frequencia, distorções, etc. Alguns desses fatores são: volume, forma, reforço do material, madeira utilizada na contrução, vedação da caixa, forração interna, externa, entre outros.

Conclusão

Para se ter certeza de que caixa devemos comprar para abrigar nossos auto falantes, não é necessário observar o design dela. Há diversos fatores, a começar pelo tipo da caixa, que influencia na qualidade e resultado do som final. Portanto, é sempre bom estar atento ao que se compra, e alinhar a necissidade à solução, para assim fazer um bom negócio!