Ar Condicionado e Ventilador

Guia de Compras - Climatizadores Geral

Qual Climatizador Preciso?

Para saber qual o tipo de climatização sua casa ou estabelecimento deve ter, comece pensando em suas necessidades. Deste modo, você as chances de acertar na escolha e não comprar um aparelho caro com funcionalidades que você não vai usar ou comprar um modelo que não seja compatível com seu espaço são grandes. Para isso, responda a algumas perguntas que nós selecionamos para lhe ajudar nesta tarefa:


- Qual é o tamanho do cômodo que você deseja climatizar?


- Deseja climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo usando apenas um aparelho?


- Quantas pessoas costumam frequentar o ambiente a ser climatizado?


- Este ambiente se encontra em lugares muitos úmidos, como próximos a praias ou lugares com muita vegetação?


- Crianças ou pessoas com alergia respiratória moram com você?


Outra dica muito importante é ter em mente um orçamento e respeitá-lo. Faça uma lista de prioridades: se um climatizador for um item de extrema importância para a sua casa, então vale a pena gastar um pouco mais em um aparelho de qualidade que vai durar mais e suprir suas necessidades.


A Kelkoo preparou para você um guia de compras com os detalhes das opções de climatizadores que você vai encontrar no mercado. Confira a seguir!

Ar Condicionado

Se você está procurando por um modelo de ar condicionado, o primeiro passo que você deve dar é saber as dimensões do ambiente que ele vai refrigerar. A potência de um condicionador de ar é medida em BTU (British Thermal Units) e este número deve ser proporcional à área do cômodo no qual ele será instalado. Esta tabela vai lhe ajudar a escolher a potência correta:


Área - Sol de manhã - Sol a tarde ou o dia todo

6 m2    7.500 BTU's    7.500 BTU's

9 m2    7.500 BTU's    7.500 BTU's

12 m2   7.500 BTU's  10.000 BTU's

15 m2  10.000 BTU's  10.000 BTU's

20 m2  12.000 BTU's  12.000 BTU's

25 m2  12.000 BTU's  15.000 BTU's

30 m2  15.000 BTU's  18.000 BTU's

40 m2  18.000 BTU's  21.000 BTU's

50 m2  21.000 BTU's  30.000 BTU's

60 m2  21.000 BTU's  30.000 BTU's

70 m2  30.000 BTU's  30.000 BTU's


Climatizador Brastemp BBJ09CBExistem três tipos de ar condicionado no mercado: os modelos tradicionais, também chamados de “ar condicionado de janela”, os modelos Split e os modelos de ar condicionado portátil.

Ar condicionado tradicional (janela): são os modelos mais populares por serem mais baratos e de fácil instalação. Por ser compacto, sua potência também é menor e chega a 10 mil BTU. Portanto é indicado para pequenos cômodos como quartos e salas residenciais de até 15 m2. A instalação do ar condicionado tradicional pode ser feita em janelas (não é recomendado para janelas de batente ou com grade de madeira) ou em paredes.

Ar condicionado Split: mais sofisticado e com design elegante, os modelos de ar condicionado Split estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros. Os Split são mais silenciosos e potentes que os condicionadores de ar tradicionais. Outra vantagem são as funções que este modelo oferece, como por exemplo, a função sleep, que ajusta o tempo e a temperatura ideal para que você tenha uma noite de sono tranquila e agradável. Os filtros do ar condicionado Split retém as impurezas do ar deixando o seu ambiente mais saudável, ideal para quem sofre com alergias respiratórias.

Ar condicionado portátil: para quem não pode mudar a faixada do prédio ou casa, um ar condicionado portátil pode ser a sua solução. Além de ser móvel e poder ser deslocado para onde você quiser, a instalação de um ar condicionado é bastante simples, basta liga-lo na tomada. O preço também é bastante atraente, estes aparelhos podem custar até a metade do valor de um ar condicionado de janela.

Ventiladores

Uma alternativa ao ar condicionado é o ventilador. São mais simples e com menor capacidade de refrigeração, porém podem ser a solução para diversas situações. Como por exemplo, para quem não gosta de dormir em ambientes fechados, ou não quer ou não pode gastar muito dinheiro com climatizadores. Alguns modelos são portáteis e pequenos, o que facilita na hora de transportar de um cômodo para outro ou até mesmo para levar para viagens.Climatizador Loren Sid Turbo


Você pode encontrar diversos modelos de ventiladores no mercado. Os modelos mais comuns são: ventilador de teto, ventilador de parede, circuladores e ventiladores móveis.


Ventilador de teto: estes modelos são instalados no teto e são mais potentes que os ventiladores portáteis. Os ventiladores de teto são indicados para cômodos médios e grandes. Possuem a função de ventilação e exaustão, que inverte o sentido de rotação e desloca o ar frio para cima. Alguns modelos também vêm com lustres para uma ou duas lâmpadas.


Ventilador de parede: assim como os ventiladores de teto, este modelo também é fixo. Os ventiladores de parede são recomendados quando o teto do cômodo a ser ventilado não tem espaço ou não suportaria o peso de um ventilador.


Ventiladores Portáteis: estes modelos não são fixos e podem ser transportados para qualquer parte da sua casa. Existem diversos modelos de ventiladores portáteis. Os de piso são maiores e mais potentes, os de mesa são menores e consequentemente menos potentes. Os modelos mais inovadores são os Wap Wind, que não possuem hélices e os ventiladores em formato de torre, que também purificam o ar, eliminando impurezas como fungos e bactérias através de emissão de íons.


Circuladores: ideais para ambientes frequentados por muitas pessoas ao mesmo tempo - salas de aula, estabelecimentos comerciais, salas de visita. A principal função de um circulador é espalhar uniformemente o ar de um ambiente.

Purificador de Ar

Climatizador Airfree E60Os purificadores de ar servem para tirar odores e germes e bactérias do ar. Eles são classificados de acordo com os seus filtros. Cada tipo de filtro é específico para remover determinados tipos de poluentes. Os filtros podem ser: HEPA, de carvão, ozônio, iônico e luz ultravioleta. É possível que um purificador de ar combine dois tipos de filtro para ampliar a sua eficiência.

Filtro HEPA: são indicados para quem sofre de alergia, pois captura os alérgenos. Porém não são eficazes para remover fumaça, odores de cigarros. Portanto, normalmente são combinados com outros filtros como, por exemplo, o de carvão.

Filtros de Ozônio: eliminam odores, mas não as partículas alérgenas ou poluentes químicos do ar. Não é o filtro mais indicado, pois de acordo com a Agência de Proteção Ambiental, o gás ozônio pode provocar conseqüências nocivas à saúde, como agravar quadros alérgicos.

Filtro de Carvão: São eficientes para para remover odores, fumaças e alguns gases do ar. Por não reterem bactérias e nem alérgenos, são combinados com filtros HEPA.

Filtro Iônico: também conhecidos como purificadores de ar eletrostáticos, eles conseguem remover partículas muito pequenas em ambientes muito grandes. Outra vantagem é que são modelos bem silenciosos.

Filtro de Luz Ultravioleta: este tipo de filtro localiza e destrói microorganismos bacterianos. Ou seja, ao entrarem em contato com a UV, os germes, vírus e bactérias são eliminados. Porém, não eliminam alérgenos, odores, fumaça ou vapores químicos.

Na Kelkoo você encontra todos os tipos de climatizadores do mercado nacional! Procure o modelo ideal para você em um de nossos fornecedores: Magazine Luiza, Ricardo Eletro, Insinuante, Wallmart, entre outros.