Fogão

Guia de Compras - Fogão

Generalidades

na hora de pesquisar um modelo de fogão para comprar, tenha sempre em mente qual é a sua real necessidade. É comum comprar produtos mais caros, mas que não têm muita funcionalidade no seu dia-a-dia. Por exemplo, um fogão muito grande pode ocupar muito espaço de uma cozinha pequena e atrapalhar o seu fluxo de passagem. Se você se insere neste perfil, procure modelos menores, de embutir, ou até mesmo um cooktop. Sua cozinha ficará mais confortável. Por outro lado, se você tem uma família muito grande, ou adora cozinhar para os amigos nos finais de semana, vale a pena investir em um fogão completo.

A Kelkoo preparou um guia de compras especial para que você não fique perdido em meio a tantas ofertas. Antes de começar a sua pesquisa, responda às questões abaixo. Elas irão lhe ajudar quando você estiver em dúvida entre dois ou mais modelos.

Você cozinha para quantas pessoas?

Qual é a frequência que você usa o fogão? Diariamente, aos fins de semana, poucas vezes ao mês?

Que tipo de comida você gosta de preparar? Simples e práticas ou mais elaboradas?

Qual é o tamanho da sua cozinha?

Você conta com a ajuda de alguém para fazer a limpeza da sua casa, ou você realiza essa tarefa sozinho?

Seu apartamento ou casa tem gás encanado ou você precisa de um botijão?

Tipos de Fogão

Existem quatro categorias de fogão: fogão de piso, fogão de embutir, cooktops e fogão a lenha. Veja agora quais são as diferenças entre os modelos:

Fogão de piso: é o modelo convencional e também o mais procurado no mercado devido a sua simplicidade de manuseio e diversidade de opções. O fogão de piso pode ser instalado em qualquer lugar da cozinha e, como seu funcionamento é a gás, pode ser conectado a uma saída de gás encanado ou a um botijão de gás. Existem modelos de 4 a 6 bocas, com um ou dois fornos e acendimento manual ou automático. Ou seja, para praticamente qualquer demanda existe um modelo de fogão de piso que vai atender suas necessidades.

Fogão de embutir: é parecido com o fogão de piso, pois possui as mesmas funcionalidades, tendo como diferença o design que foi feito para ser embutido em algum gabinete ou móvel. Assim como o de piso ele pode ter de 4 a 6 bocas e 1 ou 2 fornos. Uma vantagem deste modelo é a facilidade de limpeza, Fogão de Embutir 5 Bocas com Acendimento Automáticopois você não precisará arrastá-lo para limpar embaixo do fogão – como se faz no fogão de piso. Se você pensa em fazer uma cozinha planejada e com ar de modernidade, o fogão de embutir pode ser uma solução. Mas não deixe de verificar se o fogão que você escolheu tem ventilação tangencial de resfriamento. Este é um item fundamental, pois mantém a segurança da sua cozinha evitando o aquecimento dos móveis e paredes com os quais o fogão tem contato.

Cooktop: este modelo de fogão pode ser instalado em cima de uma bancada, de modo que é muito discreto. Ele não vem com forno acoplado. Se você precisar também de um forno, mas não quer abrir mão de um moderno cooktop, confira na Kelkoo as ofertas de fornos de embutir. Existem vários modelos de cooktops. Você pode escolher de acordo com o tipo de energia que vai usar: a gás, elétrico ou eletrônico. E também qual acabamento combina mais com a sua cozinha: vidro, vitrocerâmico, inox, etc. Existem os cooktops portáteis, que são ideais para levar em viagens e os modelos com tecnologia touch control, que dispensa qualquer tipo de botão.

Fogão a lenha: há quem diga que um fogão a lenha deixa a comida com um gostinho especial. Mas antes de ser atraído por este delicioso atributo, saiba que um fogão a lenha é mais difícil de manusear e cuidar. Para que ele funcione é preciso colocar lenha nas gavetas, o que pode ser um pouco complicadoFogão a Lenha Venax N° 1 Branco para quem não está acostumado a usar fogão a lenha. Mas se ainda assim essa for a sua escolha, verifique se o modelo que você deseja tem saídas para chaminés e entrada de ar regulável. Os modelos de fogão a lenha com revestimento esmaltado são os mais fáceis de limpar.

Conheça bem o seu fogão

Separamos alguns itens dos quais você deve ficar atento ao escolher o seu fogão. São eles:

Acendimento: modelos mais simples de fogão exigem que você use isqueiros ou fósforo para acender a chama dos queimadores. Já os fogões mais modernos – e um pouco mais caros – têm sistema de acendimento automático, que usa faísca elétrica próxima aos acendedores para produzir o fogo.

Número de Bocas: quanto mais bocas, maior será o fogão e mais pratos poderão ser preparados. Um fogão 4 bocas é mais compacto e consequentemente mais barato. Já o modelo de 5 bocas, possui uma boca maior no meio da mesa. Esta boca tem melhor capacidade de aquecimento e pode acelerar o cozimento de alguns preparos. Por fim, os fogões 6 bocas são ideais para quem tem uma família numerosa ou gosta de cozinhar para os amigos. As seis bocas ampliam a capacidade de produção do fogão.

Forno autolimpante: pensando em facilitar as tarefas domésticas, a maioria dos fabricantes oferecem fogões com fornos autolimpantes. Eles são revestidos com um esmalte micro-poroso que reage com os óleos e gorduras eliminando-os das paredes internas do forno.

Segurança: se você tem crianças em casa, deve se preocupar em comprar um fogão o mais seguro possível. Alguns modelos oferecem botões com trava de segurança, impedindo que crianças girem os botões e liberem o fluxo de gás dos queimadores. Lembre-se de que a inalação de gás é extremamente perigosa a saúde. Outro item de segurança que você deve verificar se o fogão escolhido tem é a válvula de segurança. Sua função é cortar o fluxo de gás no momento que a chama se apagar (isso pode acontecer devido a uma corrente de vento, por exemplo), evitando o acúmulo de gás e possíveis explosões.

Estufa e Gril: essas duas funcionalidades do forno vão deixar a sua cozinha eficiente. A estufa localiza-se abaixo do forno e sua função é aquecer os alimentos enquanto o forno está sendo utilizado. Enquanto o gril se encontra na parte superior do forno e serve para dourar e gratinar seus preparos.

Modelo de Sucesso:

Se você gosta de praticidade na hora de cozinhar, a Kelkoo recomenda um fogão Brastemp. Além de ter design arrojado, todos os modelos de fogão Brastemp oferecem funções práticas, tornando-os inteligentes e intuitivos.

Fogão Brastemp 5 Bocas Gourmand BF976BRO modelo de fogão Brastemp BF976BR é ideal para quem adora cozinhar. O elegante revestimento em inox vai deixar a sua cozinha com ar de Gourmand! Este fogão 5 bocas tem sistema versátil de chama flex, que funciona como siemering, super chama e mega chama, usando apenas uma chama. Oferece a funcionalidade grill em dois modos: no forno, para deixar seus assados dourados e crocantes e em forma de chapa, que você pode preparar carnes e legumes sem precisar usar óleo.

A Kelkoo deseja que você sempra faça o melhor negócio! Encontre as melhoras ofertas de fogão em nossos parceiros: Magazine Luiza, Ricardo Eletro, Comprafácil, Fast Shop, entre outros.