Congelador

Guia de Compras - Congeladores e Freezer

Generalidades

Para quem não tem tempo de fazer compras de supermercado diariamente ou semanalmente, os congeladores ajudam a manter os alimentos em bom estado. Outra utilidade é para quem não tem tempo de cozinhar, pois você pode preparar seus alimentos em um dia e congelá-los para consumir nos outros dias da semana. Se guardados na geladeira, os alimentos podem estragar mais rapidamente, uma vez que os refrigeradores têm a função de resfriar e não congelar os alimentos.

Ainda que os refrigeradores duplex também tenham um compartimento de congelador, sua capacidade é muito reduzida, se comparada com a de um freezer. Ao menos que você tenha um refrigerador Side by Side – que tem dois compartimentos com capacidades similares, um para geladeira e outro para congelador – você vai precisar de um congelador isolado para guardar seus mantimentos.

Existem diferentes tamanhos e modelos de freezer no mercado: compactos, verticais e horizontais de uma ou duas tampas. Não existe um modelo ideal, isto vai depender das suas necessidades e para quais finalidades você vai usar o congelador. Confira a seguir as diferenças entre os modelos.

Tipos de Freezer / Congeladores

Congelador Consul CVT10BFreezer Compacto: Atualmente existe apenas um modelo de congelador compacto: o Freezer Compacto Consul CVT10. Ideal para famílias pequenas e que o congelador da geladeira não é suficiente. Ou para deixar em um ponto estratégico da casa, como por exemplo, perto da churrasqueira. Por ser compacto e muito discreto, pode ser facilmente instalado em baixo de pias ou dentro de armários. Não possui sistema Frost Free, mas conta com dreno frontal, que facilita na hora da limpeza. Outros itens que vão facilitar a sua vida são as quatro cestas deslizantes e removíveis que deixam o seu congelador organizado.

Freezer Horizontal: este é o modelo com maior espaço interno e alguns freezers horizontais de duas tampas têm capacidade de até 546 litros. Porém esta vantagem vai implicar em maiores custo e tamanho. Se você não tem muito espaço na cozinha, opte por um modelo de freezer vertical. Outra desvantagem é o fato de freezers horizontais não possuírem divisões internas. Ou seja, cada vez que você for colocar ou remover um item será necessário reorganizar os produtos congelados. Modelos de freezer horizontal são indicados para armazenar um ou dois tipos de mantimentos ou para locais onde o uso não será frequente. Como por exemplo, ambientes comerciantes – restaurantes, soverterias, etc -, área da churrasqueira – para armazenar carnes ou bebidas – e para casas de praia.

Freezer Vertical: este modelo é o mais indicado para o uso doméstico. Os freezers verticais tem design mais compacto e podem ser mais finos que os modelos de geladeiras convencionais. Mas não julgue pela aparência. Estes freezers podem armazenar uma quantidade incrível de mantimentos. Seu interior tem diversas gavetas e divisões que facilitam a organização e o manuseio do dia-a-dia.

Tipos de Descongelamento

O tipo de descongelamento de um freezer é um grande diferencial na hora de escolher entre um produto ou outro. Confira agora os possíveis tipos de descongelamento.

Descongelamento Manual: é o modo mais simples de descongelamento. Os freezers com descongelamento manual normalmente são mais baratos. Eles possuem um clico de descongelamento mais demorado e para isso é preciso estar completamente vazio. A vantagem do modo manual é a impossibilidade de queimar o motor.

Descongelamento Automático: é acionado através de um botão localizado na parte frontal do freezer. O descongelamento automático retira a umidade dos alimentos congelados e do ar. Porém, acumula água em um reservatório que deve ser retirado e lavado frequentemente.

Frost Free: os congeladores com sistema Frost Free impedem a formação de gelo em seu interior devido a sua resistência interna. Apesar de ser muito mais eficiente e prático do que os modos de descongelamento manual e automático, os modelos de freezers Frost Free são mais caros e consomem mais energia.

Modelos de Sucesso

Freezer Vertical FFE24 Electrolux: tem capacidade de 218 litros e sistema Frost Free. Sua função de congelamento rápido gela os alimentos de modo mais rápido que os congeladores convencionais e com isso ajuda a manter as suas propriedades nutricionais. Outra vantagem é a função Turbo Flow que é responsável por distribuir o ar uniformemente no interior do freezer. O modelo de Freezer Vertical Eletrolux FFE24 é amigo do meio ambiente e não agride a camada de ozônio, pois não contém gás CFC.Congelador Consul CVT10B

Outros itens que ganham destaque: cestos removíveis que facilitam a limpeza do congelador, pés nivelados, puxador externo resistente, chave auto-expulsivo que permite travar o freezer, compartilhamento com tampa basculante (perfeito para armazenar grandes recipientes) e botão liga/desliga, que desliga o freezer sem precisar tirar da tomada.






Freezer horizontal 310 Litros CHA31C 1 Porta Branco 110VFreezer Horizontal Consul CHA31CB: este modelo de freezer tem dupla função e pode ser utilizado como congelador ou geladeira, basta selecionar a opção desejada no painel frontal. Ideal para quem precisa de muito espaço para armazenar e gelar bebidas como cervejas ou refrigerantes. Seus quatro pés com rodízio fazem com que seus 350 litros de capacidade tenham peso de plumas ao de desloca-lo. Possui dreno frontal, que facilita na hora do degelo e limpeza, e gabinete interno e externo resistentes à corrosão e aos impactos, pois revestido com chapa de aço pintado. O freezer horizontal Consul CHA31CB tem selo Classe A de consumo de energia, e garante mais economia para você!

Você encontra excelentes ofertas de freezer vertical FFE24 Electrolux e freezer horizontal Consul cha31cb nos nossos fornecedores Magazine Luiza, Ricardo Eletro, Insinuante, entre outros. Comece a sua pesquisa pela Kelkoo e boas compras!