Cooktop

Guia de Compras - Cooktop

Escolhendo o melhor cooktop para a sua cozinha

Existem vários tipos de fogão cooktop disponíveis no mercado. Para você não ficar perdido em meio a tantas opções, a Kelkoo preparou um guia de compras exclusivo, com detalhes que vão ajudar você a fazer a escolha certa. Para poupar tempo, antes de iniciar sua pesquisa, anote as prioridades que você procura em um fogão. Essa tarefa fica fácil se você responder às seguintes perguntas:

Quais são os benefícios que você pretende ter com um cooktop?

Quantas vezes na semana você cozinha, e qual a quantidade de comida você costuma preparar?

Que tipo de fogão é o mais adequado para a configuração e decoração da sua cozinha?

Você conta com a ajuda de alguém para fazer a limpeza da sua casa?

Tipos de Cooktop

CD Player ExposureCooktop a Gás: é o modelo mais tradicional de cooktop e tem funcionamento semelhante a um fogão tradicional. É capaz de aquecer o alimento rapidamente e com controle preciso. Possui queimadores de diferentes potências, variando entre 3000 W (rápidos) a 1000 W (auxiliares). Você encontra com facilidade cooktops a gás com superfície de porcelana esmaltada, vidro temperado e aço inoxidável. Mas se você não tem ninguém para ajudar na limpeza da sua casa, procure modelos com mesa de vidro, que são muito mais fáceis de limpar e com queimadores selados, que evitam a passagem de líquidos e restos de comida para baixo do seu cooktop. Os que têm grelhas contínuas permitem movimento suave das panelas, não deixando que elas entornem seu conteúdo. Verifique se o seu cooktop a gás tem acendedor inteligente, que reacende os queimadores automaticamente se por acaso algum deles se apagar.






Cooktop elétrico: os modelos elétricos têm aparência elegante e não dão trabalho Cooktop Fischer Elétrico 2Qalgum para limpar devido ao seu material – os mais comuns são em cerâmica ou vidro temperado.  Alguns cooktops eletrônicos têm superfície selada que deixa o fogão no mesmo nível da bancada, passando quase despercebido no ambiente da sua cozinha.  Este tipo de fogão também oferece boa gama de níveis de aquecimento, permitindo que você controle o cozimento dos seus preparos conforme precisar. Por ser muito discreto, às vezes você pode não perceber que uma boca está ligada e acabar se machucando. Por isso, opte por modelos que tenham luzes indicadoras, para melhor visualizar as saídas que estão sendo utilizadas. Vale lembrar que cooktops elétricos funcionam melhor com panelas de fundo plano.

Cooktop PRiME Tramontina 1 Boca Prime Indução Mono EICooktop por indução: embora seja o modelo mais caro, é também o mais seguro. Se você tem crianças em casa, considere a possibilidade de comprar um cooktop por indução. A sua superfície nunca fica quente e, ainda assim, garantem eficientes índices energéticos capazes de esquentar a comida rapidamente. Parece mágica, mas é pura tecnologia! Este modelo funciona via indutores eletromagnéticos que são acionados através de controles eletrônicos, aquecendo apenas as panelas. Deste modo, ao retirar as panelas do seu cooktop por indução, você pode tocar na superfície imediatamente e sem o menor risco de se queimar.

Tipos de acabamento

Com tantos tipos de acabamento disponíveis, temos certeza que você vai encontrar um adequado ao seu perfil! Veja quais são as opções:

Bocas – em todos os tipos de cooktops – seja a gás, elétrico ou por indução – você pode encontrar modelos de 1 até 6 bocas. Sendo que o modelo mais procurado é o cooktop 5 bocas.

Vidro – Tem superfície de vidro e queimadores externos. São fáceis de limpar e deixam o ambiente da sua cozinha elegante e sofisticado.

Vitrocerâmico – Seu design é mais arrojado. Funcionam com sistema de indução, com queimadores abaixo da superfície de vidro. O fato de não possuir grades, facilita na limpeza. Os modelos mais modernos são acompanhados controles digitais;

Inox – São parecidos com os fogões convencionais, devido às grades, e os queimadores são externos. O inox não é o material mais fácil de limpar, mas o preço é bem em conta.

Dominó ou Modular – Tem esse nome devido aos módulos em formato de retângulo, que se assemelham ao jogo de dominós. Geralmente seus modelos contam com apenas uma ou duas bocas que podem ser montadas uma ao lado da outra.

Para churrasco – Prepare um delicioso churrasco sem fazer bagunça! Este modelo de cooktop vem com grelha especial embutida, além de pedras vulcânicas no interior.

Para frituras – Este modelo vem com uma cesta em inox tornando o preparo de frituras uma tarefa extremamente fácil.

Portátil – É um modelo de cooktop elétrico. Sua potência não é muito alta, mas pode ser uma ajuda em algumas situações como viagens ou até mesmo para manter os alimentos quentes quando estão à mesa. Basta ligá-lo em uma tomada!

De silicone – Outro modelo de cooktop portátil, porém ainda mais simples de ser carregado para onde você for. Seu design é composto por um tipo de silicone especial, que não derrete com as altas temperaturas e pode ser dobrado. Para ligar, também é necessário plugá-lo em uma tomada.

Touch Control – alguns cooktops ultramodernos possuem comando de touch control. Essa tecnologia dispensa qualquer tipo de botão. Para acionar os comandos, utilize a ponta dos seus dedos, tocando ou pressionando levemente as teclas.

Conclusão

Preparar pratos deliciosos pode ser uma tarefa menos complicada se você estiver equipado com o modelo de fogão que melhor atenda as suas necessidades. Por isso, antes de sair às compras, é muito importante que você saiba seus objetivos culinários. As marcas mais procuradas no mercado são: Cooktop Fischer e Cooktop Brastemp. Elas oferecem a qualidade e segurança que você precisa. Não deixe de conferir as ofertas de nossos parceiros. Nós esperamos que você faça sempre um bom negócio, levando os melhores produtos com o menor preço!