Microondas

Guia de Compras - Microondas

Generalidades

Microondas Electrolux MEC41Para acertar na sua escolha e não gastar mais dinheiro do que o necessário reflita antes de comprar. Lembre-se que a Kelkoo quer que você sempre faça o melhor negócio, levando o melhor produto com o menor preço. Comece, então, analisando o espaço disponível que você tem na sua cozinha para instalar o microondas. Os modelos de bancada são os mais populares e baratos, basta conectá-lo na tomada para liga-lo. Mas se você não quer gastar o valioso espaço do seu balcão – que pode ser usado para colocar outros eletrodomésticos como liquidificador, processador de alimentos, torradeira, etc – você pode optar um modelo de microondas de embutir, que geralmente é maior e tem mais recursos.

Escolha a potência ideal para o seu perfil. De nada adianta comprar um forno de microondas de alta potência se você vai usá-lo apenas para fazer pipocas, requentar e descongelar alimentos. Para esses casos, um microondas não muito potente vai atender a sua necessidade e não vai esvaziar seu bolso. Os modelos de forno de microondas variam de 600 a 1200 watts. Para receitas mais elaboradas, que exigem diferentes potências durante o preparo, escolha modelos mais potentes e que ofereçam a possibilidade de escolher a potência - a maioria já vem com as opções alta, média e baixa.

Conheça, a seguir, os diferentes tipos de microondas disponíveis no mercado.

Tipos e funções de um forno de microondas

Um forno de microondas é classificado de acordo com o seu tamanho e potência, que normalmente são diretamente proporcionais: quanto maior o aparelho, mais potente também será. Basicamente toda sorte de modelo tem funções variadas como: descongelar, assar, aquecer, grelhar, cozinhar, entre outros. Alguns modelos têm programas de auto cozimento, basta escolher o que vai preparar (arroz, pipoca, massas, carnes, aves, bolo, etc) e apertar apenas um botão para que o processo se inicie.

Já foi tempo em que as refeições preparadas em fornos de microondas ficavam sem cor, sem crocância e sem sabor. Hoje, os melhores microondas oferecem as funções “crispy” e “douradora”. A primeira deixa alimentos como nuggets tão crocantes como se fossem fritos. Por não precisar de óleo algum, preparar esses alimentos em um forno de microondas é um jeito de deixar a sua alimentação mais saudável. A segunda função é perfeita para aves. Ao ativá-la, seu frango não ficará pálido e sim dourado por fora e suculento por dentro.

Alguns fornos, como o microondas Microondas Brastemp BMT45 A, vêm com grelhador que cozinha suas carnes por igual. Não queima por fora, nem deixa ficar cru por dentro. Microondas Brastemp BMT45 A

Agora que você já sabe escolher um forno de microondas pelas funções oferecidas, confira os tamanhos disponíveis no mercado, bem com sua indicação:

Até 25 litros: são os modelos mais compactos, ideais para trailers e dormitórios.

De 28 a 34 Litros: tamanho médio. É o modelo perfeito para apartamentos pequenos, onde mora uma ou duas pessoas, ou até mesmo escritórios.

De 34 a 40 Litros: tamanho médio / grande. É um modelo intermediário, ideal para famílias médias de até quatro pessoas.

De 42 a 59 Litros: tamanho grande. Recomendado para famílias muito numerosas, ou para escritório com muitos funcionários, que esquentam mais de um prato ao mesmo tempo.

Forno de microondas vs. Forno elétrico

Uma dúvida bastante comum na hora de comprar um forno para sua casa é ficar na dúvida entre comprar um forno de microondas ou um forno elétrico. A Kelkoo está aqui para tirar as suas dúvidas!

Uma parte da dúvida entre esses dois tipos de forno gira em torno da saúde. Dizem que a comida preparada em forno de microondas pode ser uma causadora de câncer. Isto é um mito! Não existe comprovação científica que diz que fornos de microondas geram câncer. Pelo contrário, pesquisas afirmam que este aparelho é seguro para a saúde.

Outra parte da dúvida é sobre as funcionalidades similares. Mesmo possuindo modos semelhantes de cozimento dos alimentos, o forno de microondas e o forno elétrico não são concorrentes, e sim complementares.
Microondas Brastemp BMD35
O forno elétrico é capaz de aquecer maiores quantidades de alimentos (dependendo do tamanho do modelo) com boa velocidade, principalmente se for um forno elétrico por convecção. Sua capacidade de autolimpeza também é um atrativo, pois você não terá de se preocupar em esfregar cada canto do aparelho.

Já o forno de microondas é muito fácil de manusear. Suas opções de funções o tornam muito intuitivo e prático. Bom para quem não gosta de ficar muito tempo dentro da cozinha. Além disso não deixa a cozinha quente, o que é uma vantagem se pensarmos em dias de verão.

Se ainda assim você está confuso, opte por um modelo com as duas funcionalidades! Na Kelkoo você encontra fornos elétricos que também funciona no modo microondas, como o modelo Microondas Brastemp BMD35.

Dicas de uso

-          Nunca leve um prato ao microondas sem estar coberto por uma tampa protetora. Isto evita sujeira no interior do seu forno de microondas.

-          Para tirar o cheiro de alimentos e neutralizar o odor, coloque uma tigela com água e suco de limão para ferver no microondas.

-          Nunca use um forno de microondas com recipiente ou qualquer outro objeto metálico. Se não, este tipo de material pode gerar faíscas e até causar um incêndio.

-          Para limpar de forma eficiente, use sprays especiais para remover gordura. Eles são facilmente encontrados nos mrcados.

-          Se sua cozinha for muito apertada, ou se você não quiser ocupar muito espaço e deixá-la mais ampla, opte por um microondas de embutir.

-          Use seu foro de microondas em benefício da sua saúde. Com recipientes especiais, você pode cozinhar deliciosos legumes a vapor.

-          Se você tem filhos, pense na segurança deles. Opte por fornos de microondas com bloqueio para criaças.

-          Use sua criatividade e ousadia! Livros de receitas exclusivas para fornos de microondas podem te ajudar a inovar na cozinha. Sua família vai adorar!