Fornos

Guia de Compras - Fornos

Generalidades

Existem, basicamente, três tipos de forno: fornos elétricos, fornos a gás e fornos de micro-ondas. Esses modelos são isolados, isto é, não pertencem a um fogão. Para quem gosta, ou precisa de uma cozinha espaçosa opte por um forno de embutir combinado a um cooktop e deixe sua cozinha completa e moderna. Essa dupla funciona muito bem em cozinhas com ilhas.

Se sua família é grande e tem sempre crianças brincando pela casa, você não pode deixar de verificar se o forno que você escolheu tem a função “bloqueio para crianças”. Ao ser ativada, esta função não permite que o forno seja ligado, evitando que o seu filho se machuque.

Veja a seguir as diferenças entre os três tipos de forno mais comuns no mercado.

Forno a Gás

Forno a Gás 52 Litros Titanyum Plus Grafite - LayrO forno a gás é o modelo mais tradicional e usa como fonte de energia a combustão do gás. Para tanto, é preciso que você compre botijões, ao menos que seu apartamento tenha tubulação de fornecimento de gás. Esta característica torna este tipo de forno mais perigoso que os demais. Uma vez que se não houver o cuidado necessário há grandes chances de vazamento de gás, que pode causar explosões dentro da sua casa.

Fora os cuidados extremos com a saída de gás, este forno é uma excelente escolha. Os alimentos preparados nele ficam dourados e suculentos, ideal para quem prepara receitas que necessitam de umidade como assados, cozidos e bolos grandes. Há quem diga que a comida preparada em fornos a gás é mais saborosa, mas isso é uma questão de gosto!

Este tipo de forno apesar de esquentar rapidamente, também perde calor com facilidade e não deixa sua cozinha quente por muito tempo. Se você mora em um lugar muito quente, isto pode ser uma vantagem.

Forno Elétrico

Os fornos elétricos são divididos em duas categorias: convencional e de convecção. Cada um atende um tipo de perfil. Confira a seguir as diferenças entre os modelos e escolha o melhor para você!Forno Elétrico Embutir 56L OE7TX Touch - Electrolux

Forno Elétrico Convencional: é o modelo mais simples e mais barato. Este forno funciona com dois elementos de irradiação de calor, um para a parte superior e outro para a inferior. Você pode encontrar modelos com limpeza manual ou com a opção de auto-limpeza, que é um pouco mais caro. Para quem não tem ninguém para ajudar nas tarefas domésticas, um modelo de forno elétrico com circuito de auto-limpeza interno pode facilitar muito a vida! Existem até modelos em que pode-se determinar o tempo de duração da limpeza. Deste modo você pode organizar melhor o seu tempo dentro da cozinha.

Forno Elétrico de Convecção: este modelo de forno pode acelerar o processo de cozimento, pois vem com uma ventoinha em seu interior que faz o ar quente circular dentro do forno elétrico. Com isso os alimentos são igualmente preparados, independente de que prateleira eles estiverem. Se você tem grande demanda de produção (assa muitos biscoitos, pães, ou se você tem um pequeno negócio gastronômico), este modelo vai lhe ajudar bastante. Para os mais apressadinhos, pesquise preço de modelos de forno elétrico que também tem energia de micro-ondas. Devido a misturas de energias, este forno pode acelerar em até 25% o andamento da sua produção. Este modelo também tem a opção de auto-limpeza.

Forno de Microondas

Forno Microondas Brastemp - 30 litros All Black BMK45Escolha seu forno de microondas de acordo com o tamanho e potência que melhor se adequa ao seu perfil. Geralmente, a potência é proporcional ao tamanho. Isto é, quanto maior o forno de microondas, mais potente ele será.

Os modelos de até 25 litros são mais compactos e menos potentes. Não tem muitas funções, mas é perfeito para quem pensa em usá-lo em situações que não necessita de muita versatilidade como, por exemplo, em casas de praia ou trailers. Para quem mora sozinho ou para quem pensa em comprar um forno para o escritório, o modelo ideal são os que comportam de 28 a 34 litros. De tamanho médio, os modelos de 34 a 40 litros são perfeitos para famílias de até quatro membros. Este modelo tem funções múltiplas que vão te dar uma mãozinha no dia a dia. Agora, se você tem uma família numerosa, compre um forno de 42 a 59 litros, eles são capazes de esquentar mais de um prato ao mesmo tempo.

É comum usar fornos de microondas para preparar pipocas, requentar e descongelar alimentos. Mas o que muita gente não sabe é que ele é capaz de preparar diferentes tipos de receitas como arroz, massas, carnes, doces e bolos. Mas para isso, verifique se o microondas que você escolheu tem certas funcionalidades como:

Grill: alguns modelos como o Microondas Brastemp BMT45 A, vêm com a função grelhador. Esta função permite grelhar carnes uniformemente: não queima na parte externa e nem deixa seu interior ficar cru.

Dourador: Quem disse que microondas deixa as carnes pálidas e sem graça? Com a função dourador sua carne – principalmente as aves – fica dourada por fora e suculenta por dentro.

Crispy: faça nuggets de maneira saudável e sem perder a deliciosa crocância. Evite o consumo de óleo e frituras com a função crispy. Ela também não deixa que as pizzas preparadas no microondas fiquem parecendo pedaços de borracha.

Programadores: para quem não quer ter muito trabalho na cozinha, os programadores de tempo podem ser a salvação! Basta colocar o alimento que você deseja dentro do microondas e escolher o tipo de preparo você quer. Os mais comuns são: arroz, bolo, massa, pipoca. Existem modelos com grande opção de cardápio, eles vêm inclusive com um livro de receitas especial para microondas.

Conclusão

Um modelo de forno não exclui os outros. Você pode ter uma cozinha muito mais eficiente se casar as funcionalidades de um forno a gás, com um forno de microondas, por exemplo. Mas ao fazer sua pesquisa na Kelkoo é importante ficar de olho em outros detalhes comuns a qualquer tipo de forno. São eles: verificar se a porta é de vidro temperado; se o revestimento interno é de material antiaderente, que facilita na hora da limpeza; se tem iluminação interna automática ou manual, evitando que você tenha que abrir a porta para verificar o andamento do cozimento; se o forno escolhido se adequa ao espaço da sua cozinha e se ele tem o modo “bloqueio para crianças”, garantindo a segurança da sua família.

Se você procura fornos com qualidade e segurança, as marcas Forno Brastemp, Forno Electrolux e Forno Layr são excelentes escolhas. Você pode encontra-las na Magazine Luiza, Ricardo Eletro, Insinuante e em muitos outros parceiros da Kellko.